11.17.2008

Ensaio Sobre a Cegueira





A empresa gestora do Alqueva essa hiper-mega entidade que é a EDIA anda há uns meses a construir dois açudes que irão derivar duas linhas de água, de antes da albufeira, para a ribeira de Alvito. Como a obra tem estado a correr mal (grande novidade neste nosso jardim à beira mar plantado), aproveitaram então para fazer umas limpezas afim de “minimizar os factores que contribuem para a degradação da qualidade da água”. Após um certamente exaustivo levantamento da situação, “a EDIA encontrou vários materiais, como árvores, construções, antigos poços, vedações e outros resíduos”.

A iniciativa até é meritória, mas mais no aspecto da segurança do que propriamente no da qualidade da água. Não é crível que as ruínas de algumas construções ainda existentes ou os troncos de árvores com mais de trinta anos tenham um impacto assim tão negativo na qualidade das águas.



Agora pena é que não tenham conseguido resolver esse transcendente mistério que é o de que raios acontecem aos esgotos das povoações de Oriola e de São Bartolomeu do Outeiro. Ao fim de tantos anos de estudos ainda não foi possível descortinar o destino final dos esgotos destas localidades situadas na bacia hidrográfica da albufeira.



Um outro metafísico problema cuja resolução tem escapado aos responsáveis é o das toneladas de bostas que inexplicavelmente aparecem à volta da barragem sem que ninguém consiga vislumbrar as alimárias que as prantam. Ou mesmo aquele das explorações pecuárias situadas na bacia da albufeira que milagrosamente e sem qualquer tipo de tratamento vêem os seus efluentes sublimarem-se antes de atingirem o espelho de água, do qual todos bebemos.



Este grave problema de cegueira não aflige só a EDIA, ataca também AMCAL, Associação de Municípios do Alentejo Central, responsável pelo abastecimento de água aos Municípios de Alvito, Cuba, Portel, Vidigueira e Viana do Alentejo. Para estes últimos e na impossibilidade de resolverem estes mistérios foi-lhes mais fácil gastarem milhões dos nossos euros na remodelação da estação de tratamento das águas; “Dada a dificuldade de garantir a qualidade e quantidade satisfatórias da água abastecida ao longo do ano, surgiu a necessidade de remodelar a ETA actual".

Não que tenha a ver com a qualidade da água, mas mais recentemente este perigoso vírus afectou também os técnicos responsáveis pela instalação da Rede Comunitária em Banda Larga do Distrito de Évora que na maior das calmas plantaram postes de uma rede (nova), em plena albufeira. Sempre poupam uns cobres no traçado e como a manutenção da Rede, será da responsabilidade da Telecom, que também lá tem uns, eles depois que comprem um barquinho.



Enviei este texto e as imagens que o ilustram às entidades referidas. O mais certo é que nem me respondam, ou deêm a resposta do costume: "lá está você a falar daquilo que não percebe...", "isto é muito complicado..."

Leonardo Parvo

Recebido em: vianadoalentejo@hotmail.com

5 comentários:

Anónimo disse...

O ensaio sobre a cegueira, de facto está cegar algumas pessoas, então cabe na cabeça de alguém que estejam na Camara dois dos sócios dos Montes Urbanos (emprendimento imobiliário)alguém está a pensar que nós somos cegos ou querem-nos fazer de parvos.

Anónimo disse...

Olhe que não camarada, olhe que não. Com essas tácticas não vai lá, sabe porque? Porque já e conhecido, sabe-se que e mentiroso, e que para proteger a sua utopia pessoal não se incomoda de ultrajar nomes de pessoas que acha lhe vão tapar o caminho. Tenha calma e afirme-se pelas suas capacidades, se as tiver. O resto pertence ao futuro.

Anónimo disse...

Pura e simplesmente eloquente! Briguem-se!!!!
Ah mas uma coisa o futuro vai nos mostrar certamente: A onde estão as mentiras, as capacidades ou falta delas!!!!
E será, porreiro pá!!!!

Anónimo disse...

Ena pá o penultimo comentário é elucidativo! já agora uma pergunta qual a razão desse nervosismo? Será que o povo de Viana perdeu alguma coisa interessante.

Anónimo disse...

Alguns perderam a vergonha !

Nota: se é que alguma vez a tiveram...lolol

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.