5.17.2008

As Piscinas



Sou habitante de Viana do Alentejo e quando visitei o site da Câmara Municipal, observei que está a decorrer um concurso para a construção das futuras piscinas das Alcáçovas.

Já há alguns anos, as pessoas comentavam que iriam ser feitas
umas piscinas em Alcáçovas mas eu nunca acreditei,
porque penso que o dinheiro gasto nessa construção seria demasiado
e o concelho só ficaria a perder pois há autocarros disponíveis para transportar as pessoas das várias freguesias do concelho
para as piscinas de Viana em vários dias da semana.

Por isso, quando visitei o site, fiquei estupefacto quando vi a notícia
do concurso público e que esta obra que foi falada durante anos sempre
iria arrancar.

Como já disse, existe transporte entre as freguesias para que todos possam usufruir de igual forma das piscinas. Será que o dinheiro gasto para pagar o combustível e os motoristas é superior ao futuro investimento deste projecto de 2 milhões e 700 mil euros???

Para além disto é de referir que durante o período em que as piscinas
de Viana do Alentejo estão abertas,
certas semanas estão completamente "às moscas".

Penso que seria mais rentável abrir uma piscina coberta
que permanecesse aberta quase todo o ano (no Verão poderia fechar
ficando em funcionamento as piscinas ao ar livre). Com esta, poderiam
ser realizadas varias actividades (hidroginástica, natação, etc.)
em que as pessoas do concelho pudessem participar.

Quero deixar bem claro que esta minha opinião é por este projecto
ser mau a nível financeiro para o concelho e não por gostar
ou desgostar dos habitantes das Alcaçovas pois não tenho nada
contra eles, até muito pelo contrário pois tenho lá grandes amigos.

Caso publiquem esta ideia no blog, gostaria de manter o anonimato pois a opinião das pessoas diverge eu não quero ofender ninguém.

Recebido em: vianadoalentejo@hotmail.com
Ler mais @: cm-vianadoalentejo.pt

14 comentários:

Anónimo disse...

Eu sou de Alcáçovas e adorava ver esse projecto executado, mas não me parece que esta seja a altura indicada. É, no minino, um disparate! Penso que a execução das piscinas esta pensada de forma que estas sejam inauguradas perto das eleições!
É muito estranho que este projecto, que estava há anos nas propostas do PCP, seja agora executado.
Não estou contra o projecto, esse até me parece interessante, estou é contra o facto deste ser executado agora.
A vila de Alcáçovas necessita mais de outras obras.
Cumprimentos
Roberto Vinagre

Anónimo disse...

2 milhões e 700 mil euros, 541 mil contos? É um “crime”. Ainda têm a lata e o descaramento, os novos ricaços instalados na Câmara, de publicitarem no site da Autarquia, afrontando a miséria alheia o seguinte: “A Câmara Municipal de Viana do Alentejo abriu concurso para a construção da Piscina Municipal de Alcáçovas. A obra está orçada em 2 milhões e 700 mil euros e é a mais cara realizada por esta Autarquia”.
Em primeiro lugar, com este investimento pré-eleitoral e outros semelhantes que se avizinham e que já estão autorizados pela esta maioria CDU atingiremos a dívida bancária de médio e longo prazo, máxima permitida por lei, de quase 1 milhão de contos. Ficamos com próximo futuro do concelho hipotecado para outros investimentos prioritários.
Em segundo lugar, o dinheiro gasto com esta obra vai, na sua maioria, reverter para empresas sediadas fora do concelho. Não temos empresas locais que possam concorrer a este concurso e, à semelhança das últimas adjudicações – sobram, se o empreiteiro geral quiser, umas subempreitadas para as pequenas empresas do concelho.
Em terceiro lugar, são equipamentos com custos anuais de exploração muito elevados, não se justificando num pequeno concelho como o nosso a repetição de dois equipamentos “iguais”, um em Viana e outro em Alcáçovas.
Em quarto lugar, o futuro o dirá, parece-me que estas piscinas irão ser mais um “elefante branco”, à semelhança dos estádios de futebol que foram construídos ultimamente, em que na maior parte dos jogos estão às moscas.
Em quinto lugar, o que dirão os nossos idosos e os desempregados, com tanta falta de ajuda por parte do poder local, sempre a queixar-se que não tem meios para os socorrer?
Será que este desbaratar de dinheiro trará o desenvolvimento e o emprego para o concelho, para que as famílias locais possam ficar mais prósperas?
Por último, porque é que Aguiar não terá também direito a umas piscinas? Pelo mesmo motivo que neste momento em que vivemos, Alcáçovas não deveria ter. Já agora, porque é que Viana não tem uma Universidade? Como é natural, toda a gente sabe que não temos dimensão que o justifique.
As prioridades de um pequeno concelho pobre de recursos materiais, mas rico das suas gentes e paisagens, são outras. Arranjem as ruas, os caminhos etc. etc., tornem o concelho atractivo para que o turismo se desenvolva. Parece-me que estas pequenas obras poderiam ser feitas pelos Vianenses que tanto necessitam de trabalho. Tenham vergonha na cara.

Carlota Fialho

Anónimo disse...

Muito bem, Dona Carlota.
Quanto aos idosos deste concelho não se preocupe, pois eles contentam-se com um almoço anual, chamado de "almoço do presidente", mas só alguns, porque tavez os que mais necessitam de ajuda ao longo do ano, que estão acamados e impossibilitados de se deslocarem para o dito almoço, esses não podem votar também, por isso não interessam.
Estes políticos de caca que não sabem governar a casa deles, fazem grandes figurões à conta do zé povinho.
Tenho dito

Anónimo disse...

esta é mais uma das ideias absurdas, um concelho tão pequeno que apenas tem 3 freguesias não necessita de tantas piscinas, uma como está na sede do concelho chega e sobra para a freguesia que tem, que muitas vezes estão às moscas. Se com umas apenas, isto acontece imaginam com piscinas quase em todas as freguesias, só falta aguiar, já agora também podem pensar nisso, invistam nas piscinas cobertas de viana e deixem-se disto. Tão pouca gente no concelho não há necessidade de haver a mesma coisa em todas as freguesias. Invistam noutras coisas que são mais necessárias, as piscinas já existem no concelho. Abrem em alcáçovas, gastam o dinheiro que poderiam usar para outras coisas mais importantes e a seguir fazem o quê meus senhores?
Fecham as de viana talvez, depois de passarem a ter ainda menos pessoal do que têm será a única solução.
Alguém sabe o que é pensar?????

Anónimo disse...

mas alguem acha que os nossos autarcas pensam??? o concelho estagnou, parou no tempo, ja ha uns bons anos.... é so mentes iluminadas por estas bandas !!!!

TO ZÉ

Anónimo disse...

É muito triste o cenário que temos... Mas tenho que vos dizer: Têm muita razão para dizerem o que dizem!

ML

Anónimo disse...

Nunca pensei que fosse verdade!!! Haverá em Portugal algum concelho que tenha piscina, sem ser na sede?
De facto temos uma na sede que só serve durante o Verão e com pouca gente, como dizem às moscas.Durante o Inverno quem necessita de fazer natação ou hidroginastica vai a Portel, Évora ou Torrão.
Como se gastam os nossos dinheiros públicos!!!
Será que a nossa Autarquia já fez uma pesquisa de quem precisa de ser, por exemplo operado as cataratas e não tem dinheiro, tão pouco para ir a uma consulta.
E o pessoal de Aguiar não tem direito a uma piscina? Será que não é freguesia deste Concelho???
A oposição não diz nada, claro!!!! Precisa de votos!!!
Com esta me fico.
Maria Papoila

Anónimo disse...

Caros habitantes do concelho de Viana do Alentejo.
Como já aqui foi dito, este projecto apresentado a esta "altura do campeonato" não tem nenhum objectivo senão o de conquistar votos para as próximas eleições.
Não estou a par do dinheiro que a câmara tem disponível todos os anos para estes projectos mas sinceramente duvido que para este projecto arrancar, a quantia de um ano chegue e se assim for, quem é que têm coragem de se candidatar para a oposição? Se ganha fica com um projecto a meio e com uma divida enorme para pagar ao banco. E a oposição não pode tomar uma posição contra o projecto pois corre o risco de perder votos como foi dito pela Sra. Maria Papoila. Este é sem duvida um grande golpe político e tenho que tirar o chapéu aos seus autores.
Pensem nisto.

*Jovem Eleitor*

Anónimo disse...

Nem mais é um grande golpe politico o Dr. Estevao ja esta a pensar nas eleiçoes de 2009-2013.
JB

Anónimo disse...

Oh jovem eleitor, também tiras o chapéu por dá cá aquela palha, não... Vai um conselho: primeiro inteira-te das matérias e depois forma uma opinião tua, real e devida das coisas. Desde quando é que fazer oposição, dá perda de votos... Em que mundo é tu vives? Olha fazer uma boa oposição baseada em verdade e coerência, deixa sempre alguém aflito e de calças na mão. E é claro que o zé povinho abre a pestana e entende que se há fumo há fogo e tenta saber mais e descobrir onde estão os telhados de vidro!! E a oposição como é óbvio, perante a situação, suma votos!!
E também não concordo com o JB, porque não estou a ver nenhum grande golpe politico, apenas vejo um grande desnorte politico... Talvez pense nas eleições do próximo quadriénio, por si ou por outros... Pensar nunca fez mal a ninguém e é um direito dos simples mortais... Se é Dr. não sei se o será, ainda não vi a porta do consultório aberta para consultas de psicologia... Mas se o é a todos nós pode agradecer e devia fazer mais por nós em vez de pensar só nele... E porquê, devem perguntar: Porque utilizou para isso os meios da autarquia (públicos): carro, tempo (que devia utilizar para trabalhar para o concelho)e outras benesses que o cargo institucional lhe vai garantindo... É só um cheirinho se quiserem saber mais é só perguntarem, que se eu souber vos direi, meus caros conterrâneos!
"eleitor veterenano"

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, você não me conhece de lado nenhum para estar a falar assim de mim. Em segundo, antes de postar o seu comentário devia ter lido os comentários anteriores pois todos, ou quase todos, pensam o mesmo. E em terceiro, sou capaz de conhecer e saber mais informações deste assunto do que você pensa. Peço desculpa pelos disturbios que tenha causado com o meu antigo comentário mas como diz o povo, "Quem diz a verdade não merece castigo".

*Jovem Eleitor*

Anónimo disse...

cheira-me a dor de cotovelo de viana

Anónimo disse...

Sou de Viana e não vejo o opinar contra a oportunidade da construção das piscinas em Alcáçovas como dor de cotovelo, pois para aqueles que pensam como o Anónimo, também nós vamos ser contemplados com investimento semelhante, ou seja uma piscina coberta.
Esse tipo de sentimentos “bairristas” não são normais nos Alentejanos, somos da mesma tribo ao contrário do que acontece no futebol. Este tipo de comentário, sendo legitimo, está completamente fora daquilo que é essencial nesta discussão, até porque devemos estar bastante preocupados pois a factura destas obras será apresentada a pagamento a todos os habitantes do concelho.

Anónimo disse...

Hummmmm......

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.