6.09.2008

Devagar, Parados, Paradinhos
e agora de Marcha-Atrás



Às vezes parece que o concelho de Viana mexe, mas, quando paro
para perceber o que se está a passar não sinto nada a mover-se
e vejo só poeira. Está tudo parado no nosso concelho, mas,
justiça seja feita, nem tudo é culpa do Presidente da Câmara.

No entanto podemos ver com orgulho e simultaneamente com mágoa, por não ser na nossa terra, que o movimento sentido é aqui mais ao lado, como por exemplo em Ferreira e em Serpa, bem espelhado no texto e nas ilustrações patenteadas recentemente neste BLOG,
com empreendimentos geradores de riqueza e bem-estar para o futuro das suas populações.

Lastimo dizê-lo mas a falta de visão de quem nos dirige, notório naquilo que os nossos olhos vêm - e só não vê quem é cego, está a levar-nos para os caminhos do endividamento, hipotecando todo o nosso futuro, traduzido nos investimentos que vão adormecendo a nossa identidade e só possíveis de realizar através de surda mobilização de algum bairrismo existente entre as três freguesias.

Não quero acreditar que o Presidente Estêvão Pereira esteja a pensar, quem vier atrás que feche a porta. Tal como no futebol já começam a surgir muitos lenços brancos e parece que começa a tornar-se difícil ao directório partidário segurar este “treinador” durante muito mais tempo. Até pode ser uma oportunidade para o Estêvão elevar ainda mais o seu ego e que da sua reconhecida experiência acumulada ao longo dos anos, demonstre a toda a comunidade que sabe fazer obra sem estar ao colo da política paga por todos nós.

Para o substituir, quem sabe, alguém da “cantera” do mesmo partido ou de outro qualquer e porque não um independente ligado ou não a qualquer estrutura partidária? Qualquer que seja a sua proveniência, o perfil de um bom Presidente de Câmara deverá passar por ser alguém com capacidade de liderança, com experiência de vida e exemplo de cidadania para a comunidade onde está inserido.
Não pode ser alguém que caia de pára-quedas e seja dito, por qualquer interposta estrutura partidária, aqui está o “messias” aquele que vos vai guiar.

Nesta altura do campeonato dos concelhos, à semelhança de uma equipa de futebol à beira da descida de divisão, só nos resta sonhar com a próxima época. Talvez se entrar novo treinador e equipa técnica, apoiada pela massa associativa seja possível congregar esforços para ocuparmos na tabela classificativa o lugar que por direito nos pertence
– A Verdade. É que a Subida de Divisão só Depende de Nós.


Ao olharmos para trás para a nossa História recente, pós 25 de Abril, apesar dos tempos e meios serem outros e como diria Jerónimo de Sousa, sem tentar branquear o passado autárquico do concelho, no tempo do Manuel Sabino, como aqui já alguém disse, com pouco fez-se muito.

Coloco a seguinte questão: o que fariam os Manueis Sabinos desse tempo com os recursos que agora estão à disposição da Autarquia?
É urgente para o nosso futuro colocar como Treinador
desta Pequena Equipa
, que somos todos nós, alguém que saiba
agregar as nossas forças e competências e com Trabalho Sério
e Sem Desperdício
, ultrapassar os tempos difíceis em que vivemos,
para enfrentarmos o futuro que se avizinha ainda mais negro.

E porque não uma treinadora?
Carlota Fialho

Recebido em: vianadoalentejo@hotmail.com

21 comentários:

Anónimo disse...

Cada vez estamos piores que os nossos vizinhos. É triste.

Anónimo disse...

E tudo muito bonito,ms se repararem nos posts sobre centrais electricas,quem investe sao empresas penso eu que sao privadas pois nao as conheço.
Então e porque e que essas empresas nao vem para o concelho de Viana,e porque é que empresarios do concelho nao apostam neste tipo de energias.
Eu é que nao posso porque com o meu ordenado so posso comprar um painel solar. Pensem nisso e como a camara de moura, penso que num investimento desta envergadura a camara de Viana iria ajudar pois saiamos todos a ganhar.

Anónimo disse...

Meus caros concidadãos, isso de procurar investimento para o concelho,dá cá uma trabalheira dos diabos, é preciso trabalhar em exclusividade para a camara, é preciso manter uma rede de contactos e procurar parecerias. esse esforço não é compativel com os estudos á custa de todos cá do burgo, nem com outras ocupações.

Anónimo disse...

«Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.»

(Eça de Queiroz)

Anónimo disse...

Pois é estes nossos politicos, que deixam muito a desejar à inteligencia e capaciade de atrair investimento para o nosso concelho tao mesmo a pedir um adeus!!! como diz a cançao "vamos la saindo por esses campos fora".

Anónimo disse...

À Carlota ou a quem utilizou o mesmo pseudónimo... Essa dos partidos nos apresentarem em tempos de eleições, os "messias" que nos vão guiar no futuro, não é nada de novo... Então onde estão as memórias de todos nós ? Como e de onde apareceu o "messias estevão" dos últimos anos ? Eu nem sabia quem era quando foi laçando e como eu outros tantos vianenses... Talvez a grande questão resida aí! Há que conhecer os "messias" que nos apresentam, não vá o diabo tecelas e estes acabem por mostrar aquilo que sempre foram mas enquando lhes dá jeito vestem a pele de cordeirinos... E quando já se abotoaram com tudo o que podiam é aquilo que se vê: o povo que se lixe!

Interessante perguntar:
Quem conhecia o actual "messias" ?
Poucos...
E agora quem o conhece ?

Anónimo disse...

À Carlota ou a quem utilizou o mesmo pseudónimo... Essa dos partidos nos apresentarem em tempos de eleições, os "messias" que nos vão guiar no futuro, não é nada de novo... Então onde estão as memórias de todos nós ? Como e de onde apareceu o "messias estevão" dos últimos anos ? Eu nem sabia quem era quando foi laçando e como eu outros tantos vianenses... Talvez a grande questão resida aí! Há que conhecer os "messias" que nos apresentam, não vá o diabo tecelas e estes acabem por mostrar aquilo que sempre foram mas enquando lhes dá jeito vestem a pele de cordeirinos... E quando já se abotoaram com tudo o que podiam é aquilo que se vê: o povo que se lixe!

Interessante perguntar:
Quem conhecia o actual "messias" ?
Poucos...
E agora quem o conhece ?

Anónimo disse...

Que linguagem futebolistica tão interessante...
Então aqui vai o meu contributo: Quando uma equipa não faz nada de jeito - o primeiro a ser despedido é o treinador mor e não os jogadores de campo...iololol

Anónimo disse...

humm... essa dos independentes também tá engraçada... é que já vi escrito algures pelos blogs que o actual "messias" diz que uma mentira repetida muitas e muitas e muitas vezes, vira uma verdade... E então isto é mais areia, não... ora, ora nem a imaginação já é, o que um dia foi, e desde a visita da PJ à CMVA o desnorte é tanto que até as peles de cordeirinho tem levado e deixado muita, muita coisa a nú...
Que mais haverá para ver... ?

Anónimo disse...

Capacidade de liderança??? Depende!!! É que há alguns tipos de lider (autocratico, democratico...) E de entre os vários tipos, há aqueles que gostam tanto de liderar maltratando os seus semelhantes, que acabam liderando única e exclusivamente a si proprios... eheheh
E então, depende do conjunto de coisas e caracteristicas a avaliar por todos nós antes da ida às urnas!!!!
Porque de lobos armados em espertinhos, nós já estamos fartos... E também já os conhecemos e até sabemos aqueles que querem comer da mesma gamela a PJ é que veio dar cabo do plano todo... não foi ? Aí a judite às vezes é lixada... E viva a judite!!!

Anónimo disse...

Mulher ? Quem ? Humm eu propunha a verdadeira Carlota Fialho, sim porque a falta de coenrencia que verifico em ultimos comentarios, leva-me a querer que os incomodados a pelagiaram... A Carlota do inicio, ainda que o nome seja um pseudonimo (mulher/homem) pouco importa, parecia-me ser um(a) treinador(a) capaz de endireitar isto... iololol - Rumo à baliza!

Anónimo disse...

Muito se tem batido neste espaço no actual elenco autárquico, especialmente no seu cabeça de lista, Estêvão Pereira. Concordo que passados doze anos e olhando para o trabalho desenvolvido nos Concelhos limítrofes temos, sem dúvida, razões para estarmos desiludidos.
No que me toca estou pessoalmente descontente com o que não se tem feito, com o que se tem feito mal, com as negociatas duns e doutros, entre outras, as dos nossos membros da assembleia municipal. Mas estou especialmente descontente com o facto de não ver futuro para os meus filhos neste concelho, de eu próprio aos cinquenta anos ter de considerar a hipótese de emigrar para ir ganhar lá fora para pelo menos ter dinheiro para morrer com alguma decência, enfim misérias daquelas que todos nós tentamos esconder.
Fui um entre muitos que há anos atrás fez força para eleger o Aleixo porque acreditava, e continuo a acreditar, na alternância democrática. Fomos vergonhosamente enganados e não só por ele, reconheço que no meu caso sou um ingénuo.
Era suposto haver uma coisa chamada oposição,e mais uma vez estou a ser um sonhador, algo que se manifestasse ao longo dos quatro anos do mandato e não apenas nos seis meses antes das eleições.
Cada vez mais penso que o nosso problema não é o Estêvão, somos nós! Será que esta gestão não representará efectivamente a realidade do nosso concelho, a nossa pobreza, nos mais diversos sentidos? E de todos nós não será o Estêvão efectivamente o mais capaz ?
Provavelmente não temos melhor porque não somos realmente melhor!

Haraquiri

Anónimo disse...

Tanta gente que anda a chular este concelho de viana!!! e o problema é que não é o presidente o único a comer!!! os lacaios sempre que podem atacam e metem o bico para ficarem mais abastados, jantares, almoços e tudo um pouco a conta da autarquia! O povo de viana que abra os olhos nas próximas eleições, porque o mais prejudicado é sempre o zé povinho...

Manél da Venda

Anónimo disse...

Como alguém já disse neste post, verifica-se alguma incoerência nos últimos comentários assinados por Carlota Fialho????
Eu não iria por aí, pois começo a cogitar e a pensar que podemos estar na presença de um grupo de pessoas que utilizam esse nome como se fosse uma sigla tal como os partidos e mais tarde ou mais cedo vão aparecer em público debaixo de alguma velha ou nova bandeira????
Não há dúvida que há estratégia e um fio condutor com a utilização desta sigla. Começo também a pensar que são várias pessoas os redactores destes Posts/comentários porque se nota diferença na forma como alguns são redigidos.
Quando chegar o tempo vamos ver se tenho ou não razão.

Anónimo disse...

Neste blog supostamente tão independente já vi de tudo. Já vi pessoas serem completamente ultrajadas e os seus nomes ficarem aqui expostos. Outras vezes são encaminhados para o "caixote do lixo" com uma auto estrada para lá chegar e consequentemente alimentar as hienas. Outras vezes aparecem nomes cujos comentarios são removidos e fica esse registo por parte dos administradores. Outras vezes aparecem nomes em comentarios que pura e simplesmente desaparecem sem deixar rasto. Conclusão : nem todos são iguais. Este blog patrocina a buçalidade contra alguns e (muito provavelmente) quando se sentem atingidos a si mesmos tentam fugir e "apagar" (apagar-se?), na vâ esperança de "ninguem saber". Caros amigos, estes meios estão ao alcance de todos. Em qualquer altura uma pessoa tão sem escrupulos como quem está a patrocinar este blog pode resolver utiliza-los tambem e pode resolver recorrer a eles.Tendo em conta o baixo nivel que atingiu e a buçalidade crescente que se nota em alguns comentarios, talvez esse dia jà tenha estado mais longe. VEREMOS O DESTINO DESTE MEU COMENTARIO. Não sei se terei sido suficientemente mau para ter honras de publicação. Ou de manutenção. Ou outra coisa qualquer.

Anónimo disse...

Diz-se que é demagogia quando não se gosta de dialogar sobre algumas verdades e diz-se indignação quando algo toca o próprio umbigo... Porque quando é o de outros que se lixem... e aprendam a contrariar e a dar as voltas necessárias para contornar habilmente as situações, se tiverem essa capacidade, não é... Hummmmm

Anónimo disse...

A sua acusação de censura selectiva, como bem sabe, ou não sabe, não passa de uma provocação pífia. Se há alguma coisa que este blog não pode ser acusado é de a fazer. Sabe lá quantos comentários já tivemos de apagar, vindos de todos os lados, neste cenário de guerra sem quartel que se tornou o Viana e Tal nos últimos tempos? Provavelmente, alguns escritos por sí, já que se sente tão lesado por uma possível censura.

O "Viana e Tal" terá sempre uma porta aberta a qualquer reflexão cujo motivo seja Viana do Alentejo.
A nossa única responsabilidade, está nos posts e não nos comentários.

"Estes meios estão ao alcance de todos". Faça o seu blog, forum, group... Assuma-se. E deixe de nos achacar.
Conclusão:
De tão rotundo, o seu comentário responde a ele mesmo, os blogs são como os detergentes, cada um leva para casa aquele que quer.

Anónimo disse...

Boa :) Bem retorquído ;)

Anónimo disse...

Cheguem-lhe!!!
Grande ideia era como advoga aí o patricio todos os buçais/descontentes fazerem o seu blog...Isso é que era fartar de rir!... (dor de cabeça bué-bué grande em camarada?...)
Até podiamos ganhar o Guiness da info-inclusão...lol

Anónimo disse...

E PRA QUANDO É QUE O NOSSO ESTEVAO CUMPRE UMA PROMESSAZINHA DO SEU PROGRAMA ELEITORAL ????? ALGUEM ME SABE RESPONDER??? TAMOS A UM ANO DE COLOCAR O TACHO A PRÉMIO!!!

Anónimo disse...

Só nos resta rir, para não chorar... eheheh... hihihi

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.