6.04.2008

O Castelo na Infopédia



Fachada lateral do Castelo de Viana do Alentejo, no distrito de Évora



Notável obra de arte portuguesa, o medieval Castelo de Viana
do Alentejo
é uma das mais harmoniosas e sólidas construções militares do território nacional.
Após a morte de D. Martim Gil, senhor desta povoação alentejana,
D. Dinis tomou posse de Viana do Alentejo e subsidiou a construção do castelo, decorria o ano de 1313.
No essencial, a volumetria inicial deste castelo mantém-se. Contudo,
um novo pavimento urbano preencheu os fossos e destruiu as pontes
de alvenaria que o cruzavam.

Na muralha norte abre-se o portal principal que dá acesso à praça
de armas, passando-se sobre um túnel coberto por gótica abóbada
de nervuras. O castelo desenha uma planta pentagonal e apresenta grossos panos de alvenaria, reforçados por cilíndricos cubelos, o maior dos quais foi convertido na Torre de Menagem. Largos merlões rasgados por troneiras protegem o topo das muralhas.
isa_per @ flirk


Em 1481, D. João II decidiu reunir as cortes em Viana do Alentejo, fazendo do seu castelo habitação temporária, situação que voltaria
a ocorrer em 1489. Pouco tempo depois realizavam-se os esponsais
de seu filho, o malogrado príncipe D. Afonso, com D. Isabel de Castela. Devido a tão relevantes acontecimentos, D. João II ordenou
que se procedesse a remodelações no castelo e na igreja matriz, empreendimento que prosseguiu com D. Manuel I, sob a direcção
dos arquitectos Martim Lourenço e Diogo de Arruda.

Esta renovação construtiva acrescentou maior beleza, introduzindo
um novo pano de muralhas ameadas, ao mesmo tempo que coroava
a matriz de merlões chanfrados, bem como de agulhas e coruchéus cónicos, dentro de uma linguagem artística manuelina de inspiração mudéjar. Intramuros, o castelo complementa-se com os notáveis volumes das igrejas da Misericórdia e da Matriz, da antiga Câmara Municipal, da Capela de Santo António, valorizados ainda
pela harmonia natural dos tranquilos jardins envolventes."


Porta do Castelo de Viana do Alentejo




Castelo de Viana do Alentejo. In Infopédia [Em linha].
Porto: Porto Editora, 2003-2008. [Consult. 2008-05-27].
Disponível na www @: infopedia.pt

17 comentários:

Anónimo disse...

è incrivel esta vontade de falar de patrimonio quando no tempo do Chico Zé Baião de animador cultural da camara assistiu impavido e sereno á dinamitação da anta da senhora daires no local onde hoje se fazem as touradas o executivo do PS fez explodir o patrimonio. Já se esqueceram???? o povo de Viana não tem memoria curta vejam lá se se lembram.
Carlota Fialho

Anónimo disse...

Esses chicos baiaos sao engraçados

Anónimo disse...

Mentecapto, aquilo não era uma anta, era um afloramento rochoso e tu não és a Carlota Fialho.

Cristal de Alcobaça

Anónimo disse...

Cumpre-me esclarecer a putativa D. Carlota Fialho que, tal como já referiu o comentador precedente, o monólito destruído junto ao Santuário de Nossa Senhora d’Aires não se tratava de nenhuma estrutura funerária pré-histórica ou similar, mas sim e tão só de um massivo afloramento granítico. Mas ainda assim poderei informá-la(o) que ao tempo da sua destruição – inícios da década de noventa –, já não era funcionário da Câmara Municipal, uma vez que a abandonei pouco tempo depois do Partido Socialista ter ganho as eleições. Mas, ainda que o fosse, a responsabilidade seria sempre dos eleitos políticos da altura e nunca minha, simples funcionário, pois são aqueles primeiros que respondem (ou deveriam de responder) por todos os actos praticados pelos órgãos autárquicos que dirigem. Os funcionários são isso mesmo, funcionários, agentes que se limitam a cumprir as ordens emanadas pelos seus superiores hierárquicos. Informo-a(o) ainda de que nunca concordei com a destruição dessa fraga, onde brinquei amiúde em criança e que marcava de forma muito bela a paisagem; contrariamente com o que sucede com a fantasmagórica seara de postes, que teimam em permanecer em frente do Santuário… Quanto à memória do povo, também acredito que ele não a tem curta. Mas a sua sim, é indistinta e confusa, pois ou não se lembra realmente do penedo, ou não faz a mínima ideia do que é uma anta!

Francisco Baião

Anónimo disse...

E as fotos que levaste da camara, indevidamente claro? Podias colocar aqui algumas

Anónimo disse...

Parece-me que o pessoal está interessado em levantar polémica à volta de um acto que é da responsabilidade do proprietário da herdade.
Querem falar da política cultural deste executivo camarário ou querem responsabilizar o PS pelos actos praticados pelo proprietário nos seus domínios?
Já agora uma palavra especial para o animador cultural da Câmara nos executivos do Manuel Sabino, que se retirou na altura em que o PS exerceu o poder na nossa autarquia:
Tenho saudades desse tempo,ou seja, tenho saudades do trabalho que desenvolveu nesses tempos de boa memória(estou a referir-me à política cultural e apenas a isso).
Um abraço Xico Zé
Jorge

Anónimo disse...

Quando penso no que se conseguiu fazer, sem dinheiro, no tempo do Manuel Sabino...
Também um abraço pra ti ó Boquinhas
António

Anónimo disse...

Utilizando os antigos métodos da PIDE-DGS, o poder instalado está tentando infiltrar PROVOCADORES no seio desta comunidade, utilizando o nome de Carlota Fialho, lançando mensagens que apenas, por breves instantes, podem desarticular, para os menos atentos, o pouco que tenho escrito.
Gente sem ideologia, sem passado e presente cujo exemplo de vida não pode servir para as gerações vindouras e dos quais muitos comunistas se envergonhariam, desta ralé que despudoradamente utiliza a sigla PCP – “felizmente” para muitos comunistas já não estão cá para ver.
No entanto, acabo por ficar muito satisfeita por saber que os meus “artigos” estão a superar os objectivos inicialmente traçados.

Cumprimentos

Carlota Fialho

Anónimo disse...

Caro multicéfalo Carloto Fialho. Só hoje vi a sua venenosa prestação. E isto porque, contrariamente ao que me consta estar a ser propagado nalguns meios ligados à actual situação municipal, este blogue não é meu nem tão pouco tenho qualquer responsabilidade na sua edição. Assumo contudo que me revejo em grande parte dos seus conteúdos, sendo que as poucas vezes em que nele participei o fiz sempre sob o meu próprio nome. Mas vamos ao que interessa. Na impossibilidade de me retorquir no que respeita à sua diatribe sobre a minha eventual responsabilidade na destruição da “anta da Senhora d’Aires”, vem agora acusar-me de ter roubado o arquivo fotográfico da Câmara Municipal! Cumpre-me esclarecer aqui os leitores destas linhas que deixei de exercer funções na Câmara Municipal de Viana do Alentejo há quase vinte anos, isso mesmo, VINTE anos. E que nunca, até hoje, fui inquirido, formal ou informalmente e por quem de direito, sobre o desaparecimento de tal arquivo. A denúncia de um crime é um dever de cidadania, um dever de qualquer um de nós. A ser cidadão completo – o que claramente não é, já que a insidiosa e pidesca acusação que me faz é feita sob a capa do anonimato -, teria o senhor o dever, a obrigação de me denunciar às autoridades competentes. E isso logo após o ter tomado conhecimento do alegado delito. O que pelos vistos não fez.

Possuo, de facto, um acervo fotográfico de alguma dimensão, construído ao longo de toda a minha vida e que aborda aspectos muito diversificados da vida pública e privada de Viana ao longo de todo o século XX, com especial destaque para a sua primeira metade. Este espólio só tem sido possível de concretizar graças à colaboração de muitas dezenas, direi mesmo centenas de conterrâneos (alguns provavelmente familiares seus), todos eles identificados, que quase diariamente me fazem chegar às mãos fotografias que vão encontrando no fundo das gavetas e nos seus álbuns familiares e que se constituem como pequenos mas expressivos testemunhos da história da nossa Vila e das suas gentes. História que alguns (você?), porque necessitam de inscrever no futuro a legitimação das suas acções presentes, procuram tão desesperadamente reescrever. Esta colecção não é nem nunca foi da Câmara. Por ora é minha, mas espero que um dia - agora sim -, ela seja devolvida ao povo a quem SEMPRE pertenceu…

Francisco Baião

Anónimo disse...

Grande Francisco Baião, da-lhe nas orelhas que eles bem merecem.
Gente que não sabe o que diz nem diz o que sabe e só mostra ignorância cuspindo veneno.

Zé da Vila

Anónimo disse...

Sabes... xico zé, quem desdenha quer comprar... Talvez os ignorantes venenosos te queiram comprar alguma sabedoria, porque a ultima restia que tinham a PJ levou-lha o mês passado e doravante tem sido sempre a cair e decair... eles estão loucos, não sabem o que dizem! E tão pouco o que fazer!

Anónimo disse...

Oh Chico Zé, tu és parvo ou fazes-te? Então ainda não percebeste que quem anda a pôr os comentários merdosos é a própria malta da Câmara e do PC que quer ver o Pereira pelas costas, e os ressabiados do PS que não têm tomates para o combate político e que esperam que outros como tu dêem a cara e se desgastem para depois, como urubus, caírem sobre a presa já moribunda. Acabada a festa e no caso pouco provável de ganharem as eleições, cruzes canhoto, mandam-te à merda como mandaram há vinte anos. Agora é só palmadinhas nas costas, força, dá-lhes, não lhes perdoes... Mas depois vais ver. Ou já te esqueceste do teu amigo Aleixo, que ainda se gabava que podia não ter feito nada na Câmara, mas pelo menos tinha conseguido pôr os filhos do Zico a andar de lá? Eu sei como gostas de Viana e como te revoltas em vê-la nesse estado. Mas essa Vila não te merece e deves é fazer como eu e pôr-te a andar daí enquanto tens saúde para isso. Vais ver que melhoras logo das tuas doenças para além de fazeres muita gente merdosa feliz. Um abraço dum amigo que certamente reconhecerás

Anónimo disse...

Infelizmente tenho que concordar com este comentário, acho que o Chico Zé também.

PS
O Aleixo, quem é?

Anónimo disse...

Mais manobras de diversão...

Que psicologia tão pobre!!!

Infelizmente, não são capazes de mais e muito menos de melhor...

Anónimo disse...

Quem será este personagem que frequentemente usa a palavra "psicologia" nos diversos comentários vomitados na nossa blogoesfera? Será que é o mesmo que tirou o seu cursito, durante as horas de serviço, na mesma escolinha em que o nosso primeiro ministro tirou o seu?

Anónimo disse...

Palavra de honra que já por diversas vezes pensei no mesmo, quem será?
Pessoa com estudos certamente, portanto só pode ser um tipo alegre.

Anónimo disse...

Alegre???
Vai lá vai... Observem os seus relacionamentos de "alegria" e verão o que concluem a curto e médio prazo!
Pensem...
A massa cinzenta, foi inventada para isso mesmo! iolol

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.