7.15.2008

Manifesto na Paisagem





Estrada Viana do Alentejo - Vila Nova da Baronia @: nestahora.blogspot.com



[...] "Quanto menor o nível educacional das pessoas, menos participação cívica elas têm, menos críticas e questões de fundo levantam com a sua própria opinião, logo menos postos em causa os dogmas e axiomas porventura existentes ao nível político, económico, social, cultural e ambiental pelo regime vigente.

Após o 25 de Abril, a Sociedade mobilizou-se para aumentar o número de pessoas a conseguir ler e escrever, realmente foi um trabalho de vontade e contou com o voluntarismo de muitos cidadãos. Até à pouco tempo, a alfabetização de adultos era feita pelo Ensino Recorrente sob alçada das respectivas Escolas Secundárias capitaneadas pela Direcção Regional de Educação correspondente.

Actualmente, os Agrupamentos de Escolas estão sobretudo empenhados nos Centros Novas Oportunidades e em fazer progredir escolar e profissionalmente(?) pessoas com conhecimentos ao nível do 1.º, 2.º, 3.º ciclo e secundário. Honestamente acho isto muito bem, mas a minha dúvida, no fundo é esta: será que pessoas que ainda não sabem ler ou escrever não podem ter uma segunda oportunidade?"
Alfabetização de Adultos... @: polvorosa.blogs.sapo.pt

[...] "A formação ao longo da vida é essencial e deve ser considerada uma prioridade. Tenho dito e repito, só seremos um concelho mais rico, quanto maior forem os índices educacionais e a cultura da nossa população. O ensino e a melhoria dos níveis de escolaridade e qualificação, mesmo na terceira idade, devem ser considerados prioridades e devemos apostar fortemente neles.

Gastar dinheiro nas Ágatas e Anjos dão mais votos, mas nada nos qualificam. Gastar mais dinheiro em passeios faz bem às pessoas, é certo. Também dá mais votos, mas nada as qualifica. Eu tenho dito várias vezes, sobretudo nas reuniões de câmara, esses são gastos abusivos (com esses cantores e grupos musicais) e exagera-se no formato dos passeios e almoçaradas. Penso que seria preferível apostar nas pessoas, tornando-as mais fortes Intelectualmente.

A ignorância é cega e deturpa a democracia."
António Costa da Silva @: peixebanana.blogs.sapo.pt

24 comentários:

Anónimo disse...

Portanto caros amigos já sabem se o Fabi ganhar as proximas eleições acabam-se as almoçaradas, e as festarolas, e á Feira das Alcáçovas vai actuar a Santa Casa da Misericórdia, A Terra Mãe e como é lógico a madrinha Terras Dentro tudo em pról do desenvolvimento porque o resto nada faz falta, é pura e simplesmente um desperdiçar de dinheiro, á´´ e já agora também devemos pensar em acabar com os nossos grupos Corais e Etnográficos´entre outros, porque aquilo serve para que,...´só mesmo para gastar dinheiro concerteza.

Santa ignorancia

Anónimo disse...

Não é necessário tanta demagogia para se demarcar do Fabi.

Anónimo disse...

isto é uma vergonha. Esta foto demonstra tudo, sr. presidente da camara nao faz nada por limpar a estrada? ups...nao é de viana, desculpem lá, como aqui a intensao é criticar o nosso presidente........lol, voçes do blog sao demais

Anónimo disse...

O pior cego é aquele que não quer ver. Cada vez que abrem a boca, insultam-se a sí próprios. E riem-se, riem-se muito... sem qualquer noção do que é serviço público, comunitário, ou a degradante realidade que os cerca. Não deixa de ser aflitivo.

Anónimo disse...

Á comentários muita estupidos, como o penultimo por exemplo.

Anónimo disse...

Vocês já foram ler os últimos comemtários sobre o miúdo de 11 anos que protestou sobre o preço da entrada na piscina e tudo o resto?
se fosse a voces ia lá espreitar.tá tudo lá . preto no branco !!!

Anónimo disse...

A ignorância é cega e deturpa a democracia, faço minhas as suas palavras.

Nunca é tarde para aprender, conhecer, fazer, opinar e acima de tudo ter um pensamento consciente.
Nem tarde para ensinar!

Anónimo disse...

Peixe Banana já lhe tinha feito esta observação no seu blog. Reforço aqui o comentário anterior, está a fazer-se ao piso, isto é, está a mostrar-se ao Fabi para possível candidato nas listas do PSD.

Anónimo disse...

Nesta confusão de post e de comentários, não percebo o que anda a Maria Teresa a fazer com tantos telefonemas? anda com medo de quê? Ela é o rosto/voz/??? do Presidente segundo o que ela diz em alguns telefonemas, porque não dá ele a cara? Tudo isto não é uma vergonha??? tenham vergonha e já que não se respeitam a si, respeitem no minimo as pessoas que tudo deram a esta terra....

Anónimo disse...

E o que é que a Maria Teresa tem a ver com isto tudo, se sabes dos telefonemas é porque tás a ver ai dentro o que se passa. º_º

Anónimo disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
Boa.

Anónimo disse...

Voces sabiam que os candidatos á CM vão ser todos de Alcáçovas.
João Pentra - CDU
Fabi - PSD
João Pereira (Gainho) - PS
e esta emmm.

Anónimo disse...

De facto tanta futurologia, devemos ser o Concelho dos videntes e afins...

E tanta preocupação em relação ao futuro... Então e o PRESENTE ?

Viver um momento de cada vez e não acelerar ou antecipar acontecimentos, dizem os entendidos que são atitudes sabias e sensatas a acatar "tudo a seu tempo e nada fora do tempo".

Será que este frenesim e vontade de antecipar o futuro, tem a ver com a vaga de calor que assola o Alentejo ?????

Então vai um conselho: Descontraiam, procurem umas sombras, bebam uns refrescos e escutem o mar... e vai ser um relex total ;)

Tubo de Ensaio

Anónimo disse...

O anónimo que mandou a boca sobre os candidatos à CM enganou-se no cabeça de lista do PS, porque esse vai ser de certeza ou de Aguiar ou de Viana.

Anónimo disse...

E então qual é o PRÓ ?

Seja ele ou ela quem fôr... Desde que venha por bem... Será bem vindo(a) !

Mas ainda faz tanto tempo........;)

Ainda é cedo pra lhes doer as cabeças :)

Haja serenidade !

Anónimo disse...

todos querem saber quais são os candidatos, então não está à vista? o que andaria o ex adjunto do presidente em Alcáçovas a fazer com o Abilio Fernandes na Quinzena Cultural de Alcáçovas, senão a apoiar o João Penetra, que traiu quem lhe deu a mão no passado e suportou as suas ausencias porque para ele em primeiro lugar estiveram sempre os seus interesses pessoais, a faculdade, 10 anos para tirar o curso, tanta inteligencia...depois o mestrado que não conseguiu acabar...saiu a pensar que tinha ganho o totoloto e agora faz acordos com quem nunca o gramou.Em nome de quê? dos seus interesses pessoais...
Zangado anda o outro Penetra o Rui que quer prque sim ser Presidente da Câmara e agora está a ver que não o deixam. por causa disso fecha-se em casa com a mana Teresa e ninguem os vê. Mas a Teresa Penetra vai ser a candidata á Junta de Freguesia de Viana que o seu padrinho não a deixa desamparada.E vai ter 3 votos.EH EH EH

Anónimo disse...

Se vier alguém melhor que venha, pelo menos para limpar e arranjar as ruas da nossa vila que estão completamente "dadas aos bichos", é buracos (crateras) abertos na via pública, é ervas com meio metro de altura nos passeios, é muros caídos, enfim... façam uma ronda e vejam por vós ao ponto que nós chegámos, arranjáram a estrada dos malucos e pronto, ficaram por aí como se tivésse sido uma boa obra. E o resto? E o resto?

Anónimo disse...

os argumentos começam a escassar...

Anónimo disse...

Pensar pequenino, faz crer que existem fantasmas.... Mas afinal se não se deixam ver, certamente é porque estão noutra onda e talvez a pensar grande ;)
Abram a pestana e não percam tempo a ter pesadelos, não se deixam ver... é porque não estão interessados em territórios alheios, devem estar a construir os seus próprios caminhos, não foram para longe receber formação ? Porque a que recebiam por cá, deixava muitas duvidas de conteúdo e maus exemplos.
Tanto quanto me pode parecer, acho que andam a pensar grande e não estão nada preocupados com pensamentos pequeninos... Santa ignorância a daqueles que ao pretenderem denegrir, acabam por fazer alguma Promoção :)
Coitadas de algumas cabecitas...

Anónimo disse...

é um facto! concordo plenamente!
Sempre ouvi dizer que a publicidade é sempre positiva, mesmo que seja má, não deixa de ser publicidade e isso é positivo!

Anónimo disse...

Vamos nessa ó Vanessa

Anónimo disse...

E vai mais esta...

Anónimo disse...

Vai quantas vezes te apetecer ir...

Anónimo disse...

mas quem é esse João Pereira (gainho)? O que é que esse fez pela gente da nossa terra?

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.