7.29.2008

Algumas obras
que por cá se fazem



Editorial do Boletim Municipal Nº59 - 07.08
Concelho de Viana todo o Sol do Alentejo

"As obras que estão neste momento em curso e em concurso no nosso Concelho, representam já uma fatia importante do nosso orçamento.

Temos a intenção de tão rapidamente quanto possível lançar mais algumas das chamadas obras estruturantes e também temos em fase de preparação para concurso as chamadas "pequenas obras" que tão úteis são à esmagadora maioria dos habitantes do nosso Concelho.

Uma obra muito importante que já está adjudicada é a Etar da Zona Sul, em Alcáçovas. Esta Etar significa o tratamento integral de todas as águas residuais do nosso Concelho, ficando assim com uma cobertura de 100% neste indicador.

Outra obra muito importante e necessária que também já se encontra adjudicada é a ampliação do cemitério de Aguiar. Com esta execução, a estimativa de utilização deste equipamento vai alargar-se em cerca de 40 anos, resolvendo portanto esta carência básica para a população da freguesia.

Também na Freguesia de Aguiar já está em concurso o arranjo do largo em frente à cooperativa. Trata-se de um arranjo exterior que, para além de tornar todo o largo esteticamente mais agradável, vai ainda criar melhores condições de fruição por todos os que ali se queiram deslocar.

Foto @: cm-vianadoalentejo.pt

Na Freguesia de Viana do Alentejo temos em execução o Parque de Mercados do Mauforo e estamos a preparar para concurso os passeios também do Mauforo, ambição antiga de todos os moradores daquela zona. Estamos ainda a finalizar os passeios na Estrada Quinta de Stª Maria, junto às piscinas.

Dos projectos em curso o principal e, sem duvida, a Piscina Municipal de Alcáçovas. Velha aspiração da população alcaçovense, sufragada maioritariamente nas urnas, este projecto há tanto desejado será uma realidade dentro de alguns meses. Obviamente que "os profetas da desgraça", que gostariam que nada se fizesse, encontram sempre forma de desvalorizar estas e outras iniciativas.

Pela nossa parte, conscientes do papel que nos cabe e do qual não abdicamos, mas igualmente conhecedores das limitações financeiras a que o Poder Local está sujeito, tudo continuaremos a fazer para que as necessidades e aspirações da população do nosso Concelho sejam satisfeitas.

Tem sido trabalhar com a população e para a população que temos vindo a fazer este caminho que, apesar das dificuldades crescentes, estamos convictos que é o caminho correcto.

Cumprimentos para todos os munícipes do Concelho de Viana do Alentejo."

O Presidente da Câmara,
Estevão Machado Pereira


Recebido em: vianadoalentejo@hotmail.com

36 comentários:

Anónimo disse...

É para fazer obra de qualidade que o povo vota e paga, por isso não fazem mais que a vossa obrigação, fazer bem.

Se todas as restantes obras correrem tão mal como o Parque de Mercados do Mauforo, faz e desfaz, então será a derrapagem total.

A obra de remodelação dos Paços do Concelho, outro mau exemplo, ultrapassou todos os prazos contratuais, pareciam as obras de S. Engrácia.
Esperemos que com os restantes investimentos isso não venha a acontecer, para bem de todo o concelho.

O que resta informar no boletim municipal é se os grandes investimentos têm sustentabilidade financeira.
Se os mesmos foram objecto de candidatura aos fundos comunitários e quanto vão custar essas obras e qual o valor da comparticipação se aplicável.

Nada disso é explicado aos munícipes, o caminho percorrido, as dificuldades e os riscos asso0ciados para o futuro. Fala-se “tudo continuaremos a fazer para que as necessidades e aspirações da população do nosso Concelho sejam satisfeitas”, como se a população do concelho necessitasse de atitudes paternalistas e se alguma vez fosse auscultada sobre aquilo que quer, limitando-se apenas a colocar o seu voto de 4 em 4 anos. É esta a gestão participada tão apregoada pelo PCP, mas tão mal executada pela CDU Viana.

Com tanta obra??? em tão pouco tempo, então o que andaram a fazer nestes 3 últimos anos.
Quais os encargos financeiros anuais para o município decorrentes dessas obras? Comenta-se que a câmara vai ficar totalmente endividada.

E os projectos de captação de investimento junto das empresas, para que estas se instalem no nosso concelho, ficaram na gaveta?

Deixamos isso para o Sócrates?

Anónimo disse...

Quais são as outras obras estruturantes de que fala o Sr. Presidente?

Será o arranjo da estrada que liga Viana ao Outeiro, na parte que faz parte do nosso concelho?

Promover as condições para o turismo religioso, ou vendo degradar todo o santuário e envolvente e fechar os olhos e deixa andar?

Anónimo disse...

Bem visto e bem comentado !
Afinal quem tem razão, quem tem...
Eu sempre me pareceu que nós por cá andávamos todos muito atentos, de olhos bem abertos e que sabemos avaliar por nós mesmos, sem cair em esparrelas cozinhadas e palavras bonitas ou paternalista...
Como a coisa está tem que haver objectividade/pragmatismo! Já chega de conversa pra boi dormir :)

Saudações Vianenses

Anónimo disse...

Ai lelo, tanto projecto de obra... tanto concurso, trabalheira... e nem um fardo de palha para a burrinha...
Bem podiam projectari o nosso parque de campismo ou electrificar uns sobreros...
Ai ai lelo, agora que a Nossa Srª de Aires se tornou a padroeira dos animais... nós e os nossos cavalinhos, somos os únicos turistas que vêm a esta terra, atrás do Sol posto... lel

Anónimo disse...

EU CADA VEZ GOSTO MAIS DISTO...OLHEM TANTA OBRA! E A MUDANÇA DO DISCURSO...SIM SENHOR. iSTO DE O PCP TER DECIDIDO ENGOLIR O SAPO QUE É O PRESIDENTE DA CÂMARA NAS SUAS FILEIRAS, DEPOIS DE QUEREREM CORRER COM ELE JÁ HÁ 3 ANOS.... FEZ O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DA OBRA!!!!
OS CAMARADAS DO COMITÉ CENTRAL VISITAM O CONCELHO E A OBRA SURGE... FANTASTICO. INTERESSA LÁ AO PCP QUE O SR. DIAMANTINO TENHA SIDO CORRIDO, QUE O ARQUITECTO PEDRO TENHA PERDIDO A CHEFIA QUE HAJA MAIS 6 OU 7 TRABALHADORES PERSEGUIDOS NA CÂMARA PELO DELITO" NÃO APOIAR ESTE HOMEM A PRESIDENTE DA CÂMARA"... ISSO NÃO INTERSSE NADA QUANDO SE CORRE O RISCO DE PERDER A CÂMARA SEM ESTA ILUMINADA PESSOA... POLITICA NO SEU PIOR, DIGO EU... QUE AINDA NÃO VI O RESTO
AS OPOSIÇÕES QUANDO COMEÇAM A TRABALHAR? MAIS 4 ANOS DE ESTEVISMO???? NÃOOOOOOOOOOO

Anónimo disse...

heheheeh parece que houve um ponto de encontro com uma sessão de perdoa-me, e estão todos do mesmo lado outra vez. ou seja do lado deles e dos seus interesses. já acabaram os contactos da secretária do sr. Presidente para arranjar apoios a candidatura independente do homem. o pcp recuou e apoia-o.
só não sei como fica a entrada do Luis Miguel para acessor... comprometida?
tem razão o comentador que diz que isto é mesmo politica do pior.
e nós a pagarmos... triste sina

Unknown disse...

“Algumas obras
que por cá se fazem”

As obras que estão em curso e em concurso no nosso Concelho são muito mais que uma fatia importante do nosso orçamento, já que para serem realizadas implicam o endividamento da autarquia, de todos nós por conseguinte. Num cenário de crise nacional, porque mundial, não seria neste particular momento de guardarmos alguns cartuchos para os tempos das vacas esqueléticas que se aproximam?

Decorridos 12 anos de folguedos e estudos universitários é que nos vêm falar em obras estruturantes, e mesmo assim sem abrir o jogo. O novo quadro comunitário parece que só apoia obras intermunicipais. Perderam-se entre outras as oportunidades de remodelarem as redes de infra-estruturas das povoações, como já reconheceram numa acta da vereação. E mais que tudo perderam a oportunidade de requalificarem os tão maltratados e odiados centros históricos.

Dizer que a Etar da Zona Sul, em Alcáçovas significa o tratamento integral de todas as águas residuais do nosso Concelho, é pura mentira. Basta para tal realizar análises à qualidade das águas que saem das estações de tratamento. De verão o cheiro das águas à saída das estações fala por si. De inverno como as redes de esgotos e de pluviais estão em muitos casos interligadas, e devido à quantidade e qualidade das águas que chegam às estações, nem se pode considerar mesmo ter havido algum tratamento.

Surrealista a preocupação da resolução da carência básica para a população de Aguiar, certamente necessária, que é a ampliação do cemitério. Já que os maltratámos em vida vamos pelo menos tratá-los com um pouco mais de respeito em mortos.

A estética alcatroeira (créditos ao peixe banana), vai ao que parece, tomar conta do largo frente à cooperativa, investindo-se assim mais uma vez, num espaço que ao que tudo indica não é público. Não seria primeiro de resolver essa questão, não vá o diabo tecê-las e um dia ainda termos de pagar as obras que lá fizemos, ou pior que isso sermos de lá corridos?
Proposta - A utilização da palavra estética devia de ser vedada a quem fez aquela aberrante “beneficiação” que foi o alcatroamento do Largo 25 de Abril.

O famoso Parque de Mercados do Mauforo é a prova provada da incapacidade deste executivo, e da equipa que o apoia, de gerir o mais simples dos dossiers. Quantos anos para fazer, desfazer, ampliar, modificar, eu sei lá! Não sei porquê parece-me que nunca ali vamos ver o mercado quinzenal, para grande desespero dos moradores do castelo. Vá lá que vão fazer os passeios.

Em relação ao absurdo das Piscinas de Alcáçovas, na minha opinião é um negócio do género do da escola do Secundário. No final vai toda a gente perder. Mas não se preocupem, vão mesmo começar a ser construídas, não há partido que diga o contrário. Vamos é lá ver se as acabam.

É no mínimo ultrajante para toda a população do Concelho que nos venham falar por um lado nas limitações financeiras do Poder Local enquanto em simultâneo se desperdiçaram ao longo dos anos os parcos recursos ao nosso dispor. E tudo isto com um toque de auto sacrifício, será que ainda temos de agradecer?

Cumprimentos para todos os munícipes do Concelho de Viana do Alentejo.

Leonardo Parvo

Anónimo disse...

Olhem lá compadres. Esta noite consultei os astros e sabem o que eles me disseram?
No ano das eleições vamos todos saber o defecho das investigações da PJ, se isso não resultar para destituir o elenco, seremos remetidos para o distrito de Beja, como a CDU de Mora para Portalegre.
E não disseram mais nada.

Zé da Vila

Anónimo disse...

Leonardo, de parvo não tem nada!

Zé da Vila,

Também consulto os astros, mas gosto mais da futurologia como a ciência que estuda o futuro.
Assim indo nessa, sobre o desfecho das investigações da PJ, todos calculamos o provável resultado do inquérito, o seu arquivamento.
Este desfecho, a concretizar-se, fortalecerá a posição da actual maioria, dependendo do timing desse anúncio.

Mas uma coisa é certa, “à mulher de César não lhe basta ser honesta, é imperioso também parecê-lo…” e neste caso fica sempre uma nódoa difícil de tirar.

Sobre a ida para Beja, tenho dúvidas que isso possa vir a acontecer. Évora em vez de ficar no centro do distrito passava a ficar na sua periferia. Consulte lá outra vez os astros Sr. Zé da Vila.

Um aparte, temos achado falta do nosso grato comentador “Velho Potes”. Alguém o tem visto por aí ou mudou de nome?

Anónimo disse...

Ãiiiiii Mãi já venho vou alii á senhora dáres tomar banho, e despois fazeri negócio com os bófias

Anónimo disse...

:-) Depois se verá... O que o futuro nos reserva !
Mas cada coisa a seu tempo, como diz o povo ! Até porque: as cadelas apresadas, parem os cães cegos. lolol
E nós não queremos disso por cá, pois não ? Ahahah

Anónimo disse...

06-2033

"Depois da antiga Vila ter sucumbido a várias camadas de alcatrão, uma febre de construção graça em Aguiar. Destino privilegiado da ponte aérea Brasília/Évora, impulsionada pela Embraer, torna-se na Reboleira do Alentejo central. Sede do Concelho limítrofe do distrito Eborense, metade da sua população fala brasileiro - a feijoada e a caipirinha substituem a açorda de alho e o tinto. O agrupamento sexagenário "os Anjos" são convidados para a inauguração do seu Pavilhão.
Alcáçovas declara independência. Torna-se numa região autónoma de Alcácer do Sal, as antigas Piscinas Municipais são remodeladas e tornam-se as casas de banho da nova Praça de Toiros.
Os habitantes de Viana do Alentejo manifestam-se mais uma vez junto à auto-estrada Évora/Beja. Reclamam serem compensados, pela execução do viaduto da referida auto-estrada sobre a povoação. A Freguesia passa a ser conhecida pela Maior sombra do Alentejo"

Anónimo disse...

Boa malha meu, bem visto.

Anónimo disse...

EHhhhhhhhhhhh Ehhhhhhhhh boa

Anónimo disse...

Conseguem fazer e desfazer cenarios em cima de suposições, aberrantes na sua maioria. inventam historias, reuniões, personagens.Traçam cenarios completamente irrealistas, fantasiosos. A pouco e pouco percebe-se a parvoeira que dizem e então inventam mais historias para se desmentirem a si proprios e as enormes carradas de disparates que inventam. Sim estou a falar de muitos destes comentarios que são aqui colocados por meia duzia de pavões que não fazem nada na vida a não ser dizer nenciuras. Nenciuras disse bem.
Cumprimentos para todos, para os nencios tambem.

Anónimo disse...

Muito bem dilar é isso mesmo!
Mas coitados a psicologia invertida a roçar a psicopatia, não dá pra mais, fazer o quê... É deixa-los fazer e dizer nenciuras as carradas e aguardar "a verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima"...
Dias melhores virão, certamente!

Um bem haja aos ainda lúcidos!

Anónimo disse...

http://peixebanana.blogs.sapo.pt/11115.html#comentarios

Há pessoas fotogénicas, o Sr. Presidente é uma delas. Dei-me ao trabalho de contar e neste Boletim Municipal (B.M.) aparece em 9 fotografias, podemos ver aqui um culto da imagem? Podia ter ido mais longe, ainda ficaram páginas sem o seu rosto.
Gostando muito de tradições e cultura, apreciando particularmente os Grupos Corais, achei o B.M. muito "folclórico", ou seja, muito fogo para a vista.
Quanto às notícias propriamente ditas não sei se deva acreditar, sim, porque já vi ali uma notícia (com foto e tudo!) sobre a Creche em Aguiar e até agora NADA.
Pois sobre o Pavilhão é preocupante e se essa era uma das ambições da população de Aguiar estou a ver que podemos tirar daí o cavalinho da chuva, haja ao menos sinceridade e informem os cidadãos, de preferência antes das eleições.

Anónimo disse...

http://peixebanana.blogs.sapo.pt/11115.html#comentarios

Não estejam preocupados que as promessas vão ser cumpridas, são como as prendas de Natal.
Admito que, no momento oportuno quando já o pessoal não conta com a prenda, eis que por magia sai o ambicionado pavilhão para Aguiar e a piscina coberta para Viana.
Apenas há um senão naquilo que afirmo: a obra das piscinas de Alcáçovas pode derrapar para custos mais elevados, armadilhada com os trabalhos a mais, pelos erros e omissões no projecto, atraso na sua conclusão, os empreiteiros são mestres em explorar as lacunas contratuais.
Quem sabe se no meio disto tudo não ficará alguém sem a prenda
No mínimo começa a ser estranho o não lançamento dos outros concursos.
Tudo indicia que a Câmara vai primeiro ver como param as modas na obra das piscinas de Alcáçovas, para depois fazer as contas e verificar quanto falta para atingir o endividamento máximo de cerca de 1 milhão de contos.
Onde será gasto o restante? Nas freguesias de Aguiar e Viana ou só numa delas?
A ser construído o pavilhão será em cima do ringue de Aguiar?

Anónimo disse...

Muito mal dilar,
prefiro a palavra néscio (aparvalhado) a nencio, mas no final vai dar ao mesmo.
Acerca de “a verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima"... , nem sempre isso acontece, basta misturar na água um pouco de detergente e o azeite fica disperso e nunca mais se vê.
Só por métodos utilizados na “alquimia” é que o processo pode ser reversível. Portanto a vossa verdade está dispersa no lodo da demagogia e da arrogância, pelo que nunca mais há-de aparecer.
Agora que andam preocupados com os denominados nencios, aí isso andam, a vossa equipa só escreve banalidades, dando a entender aos “nencios” que sendo entes superiores a essa ralé, não vale a pena comentar as verdades que aqui são ditas.
Mas sempre vão mandando umas boquitas, que não passam disso mesmo, pois nem uns post, cujo conteúdo é vosso conseguem comentar.

Que miséria franciscana.

Anónimo disse...

o Boletim Municipal a cujo editorial pertence o texto aqui colocado, ilustra que alguem perdeu toda a vergonha e despudor, mas mais grave perdeu o respeito por si próprio e por todos aqueles que tem dado oapoio ao pcpc. Além da falsidade do editorial, utiliza uma linguagem nada consentanea com a verdade. Como cidadão de Viana o que vos peço é dignidade. A actual equipa da Câmara perdeu toda a credibilidade..

Anónimo disse...

Este ultimo comentario... coitadinho. Qual falsidade do editorial??? São mentiras o que o estevão escreveu??? Quais?? depois os outros e que andam de cabeça perdida, pois pois.

Anónimo disse...

Alguém me sabe informar quantos anos tem a rede de distribuição de água da vila de Viana?
É só por curiosidade.

Anónimo disse...

Cara dilar,
Retribuo os cumprimentos. Pessoas com discurso afectuoso são raras nos tempos que correm. Mas, será que me pode informar de onde apreendeu a expressão "nencio"? O verbo, escreve-se "nenciurar" ou "nenciaturar"?
É uma expressão autóctone?
Confesso que como neologismo, tem pernas para andar.
Sempre a considerá-la.

Anónimo disse...

Já matei saudades da aldeia aqui estou eu de volta. Ainda não tive tempo para ver as nencioras que por aqui foram escritas,(acabadinho de chegar) mas pelos vistos o anónimo anterior não pertence ao concelho ou então é dos que raramente vão a Alcáçovas, então não sabe que lá independentemente de como se escreve o verbo toda a vida se chamou nencios aos parvos?
Depois de dar uma vista de olhos no que por aqui foi escrito e noutros blogs que já sei que foram criados entre tanto voltarei para me pernunciar.
Velho Potes

Anónimo disse...

Benvindo,repouse e comente.

Anónimo disse...

Bem-vindo, repouse e comente.

Anónimo disse...

Tive a dar uma vista de olhos por estes comentários e gostava de dizer o seguinte, á um comentador que pergunta se mudei de nome, não senhor o Velho Potes não mudou nem muda de nome quando achar que não deve comentar sai .(Isto foi só um á parte).
Gostaria também de referir que acho não ser justo certos comentários em relação a certas obras da CM, então quando eles não fazem é porque não fazem, quando fazem está mal feito, assim é dificil de se entender. Já agora digam lá porque tantas criticas ao alcatroamento no largo de Aguiar, sinceramente não percebo foi lá na motoreta e até acho que ficou bem melhor do que estava ou seja bom!
Deixo só mais uma questão, qual é o problema da CM estár endividada? o que o povo percisa é de obra feita, qeremos lá saber se eles deve 100 ou 1000, eles até não podem ultrapassar uma certa fasquia o Governo não deixa, portanto talvez não interesse a muitos, é que eles façam obra, certo.....
Há mt mais para comentar mas depois torna-se mt extenso, volto mais tarde.
Velho Potes

Anónimo disse...

COMENTÁRIOS

Estive a ver o boletim municipal para verificar o número de fotografias onde aparece o Estevão, e realmente são 9 só não percebo é o espanto.Então o Homem não é o Presidente da Câmara, não está nas iniciativas? tem que aparecer, parece obvio, mas já que estava com a mão na massa fui ver o boletim municipal de Cuba e o Francisco Orelha está igualmente em 9 fotografias, também é normal. Mas se quiserem ficar de barriga cheia aconselho a verem o boletim municipal de Portel, onde o Patinho está em 40 fotografias. Leu bem QUARENTA.
Cada um faz o que pode...e há tantos que se roem de inveja de não estarem em parte nenhuma.Até a sua fotografia do BI já está deslavada e com um pouco de sorte qualquer dia desaparece de todo.
Há ainda os penetras, ou os emplastros que usam a estratégia de se colocarem em locais onde aparecam nas fotografias e imagens...
Eu se fosse a V. Exas. tratava de coisas realmente importantes e lia as noticias, em vez de contar fotografias

Anónimo disse...

As fotos não vão interessando muito, pois o que mais interessa é que o concelho de Viana vai ficando muito aquém do de Cuba, Portel ou até mesmo do de Alvito.
Vamos ficando cada vez mais na cauda do poletão. Isto é mesmo a realidade, só não vê quem não quer.

Anónimo disse...

Este ultimo comentario é mesmo do mais parvo que há. È só perguntar ás pessoas desses Concelhos o que pensam. A pessoa que escreveu isto não pode mesmo acreditar no que escreveu. Alvito e Cuba juntos nem chegam aos calcanhares de Viana. Portel é um Concelho maior e nos ultimos anos mudou um bocado para melhor mas mesmo assim ainda não chega. Abram os olhos porra!

Anónimo disse...

meu caro amigo, você vive em viana disso eu não duvido. No entanto não deve ser do alentejo. Espere lá, meu caro, já sei está emigrado na austraia e pensa que aqui se debate assuntos sobre viena. Não meu caro estamos mesmo a falar de Viana do Alentejo.

Anónimo disse...

Então voces não veem que uma mentira dita muitas vezes começa-se a acreditar que é verdade, por isso é que aqui se afirma que Cuba, Alvito e Portel são menos desenvolvidos que Viana. Venham á noite a Viana e vão ver o que é uma vila fantasma. Mas isso não tem importancia porque o Presidente também não anda aí pela noite de Viana, nem se importa com os seus concidadãos pois ele já está bem e não se preocupa com os outros. Já agora voces não veem que as fotos no Boletim é para para mais tarde recordar. São assim as preocupações daqueles que nos governam hoje.

Anónimo disse...

De facto eu ando por ai na noite e não vejo o Presidente da Cãmara, mas seria para ver?? de facto nesta terra é-se presos por ter cão e por não ter. Então a culpa de tudo estar fechado ou não haver animação nocturna é do Presidente da Câmara? Não meus amigos! é da crise que se vive neste país. Tirando meia duzia de gente que vive bem os outros infelizmente não têm dinheiro para o superfulo e cortam onde?? nas saídas à noite, na ida aos restaurantes, nas férias e noutras coisas que gostam de fazer e a conjuntura não permite.
Voces veem noticias?? eu começo a acreditar que não, porque se vissem ouviam os hoteleiros no Algarve a queixarem-se da crise, a restauração às moscas em pleno mês de Agosto e só as discotecas onde os vip's vão têm gente e já agora sabem porquê? porque lhes oferecem o que consomem, porque de resto estes estão tão falidos como o país todo.
Quanto a nós por cá, façam alguma coisa de util que não seja criticar o Presidente da Câmara, invistam no concelho e depois digam-me quantas pessoas vão ao v/ estabelecimento e o lucro que têm por mês pode ser que me entusias-me e faça também um espaço de animação noctuno

Anónimo disse...

Finalmente alguem que contradiga esta cambada que por ai anda, porra que já chega!!!! nos ultimos meses o presidente da camara é a pessoa mais apedrejada deste blogue, mas sabem que mais? ainda bem que assim é, mesmo a dizer mal, falam dele e outros há que por ai andam que nem mal deles dizem porque para a sociedade nem existem, não passam de vermes.
Força Estevão não faças caso daqueles que nasceram para cinco tostões, porque nunca hão-de chegar a sete e quinhentos.

Anónimo disse...

olha olha e tu por sete e quinhentos querias bifes?

Anónimo disse...

E a junta de freguesia e a junta? Não se fala dela porquê?

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.