12.10.2008

A Serra





Na minha infância gostávamos muito de ir brincar para os lados da Serra. Depois das aulas com o Professor Rodrigues, saíamos do S. João e toca a correr, pela travessa detrás da Creche, para o nosso campo de jogos. Eram tempos em que as poucas e facilmente transponíveis vedações eram feitas em grosseiros muros de pedras ou por toscos alinhamentos de silvados e piteiras. No meio dos penedos e das silvas erguíamos os nossos castelos de onde travávamos longas, mas sempre vitoriosas batalhas contra o castelo, lá em baixo na vila. Organizados em bandos competíamos pelos melhores territórios em premonitórias pelejas entre a Praça e o Castelo, ou entre a Serra e o Rossio. O saque dos vitoriosos era uma mão cheia de cromos da bola, reluzentes botões e berlindes ou mesmo alguns peões de madeira. Andávamos sempre arranhados, com grandes peladas na cabeça, cicatrizes de guerra que exibíamos orgulhosamente entre os nossos. Por essa altura fumámos, escondidos no meio do mato, os primeiros cigarros, “Provisórios, ou Definitivos”, roubados por um amigo mais corajoso, a um qualquer pai mais distraído.





Continuo a passear pela Serra, como um caçador armado da minha máquina fotográfica, lá de cima vou assistindo e registando o crescimento da vila, enquanto a natureza à minha volta continua impassivelmente a cumprir os seus ciclos.





Classificar a Serra de Viana, especialmente toda a encosta sobre a vila, como Reserva Natural é um imperativo, sendo várias as razões para que tal deva ser feito.
A principal prende-se com a própria protecção da vila contra as chuvadas que tendencialmente serão mais espaçadas, mas muitíssimo mais violentas. É necessário garantir que o coberto vegetal natural seja preservado, pois essa é a melhor forma de travar a erosão da encosta e os graves problemas que daí poderão advir.
É verdade que até hoje o tipo de exploração desta encosta tem sido equilibrado e em relativo respeito para com a Natureza. Há que garantir a continuidade de tal, para os vindouros e isso só será, a meu ver, possível se a encosta (porque não até ao S. Vicente?), for consagrada como espaço de utilidade pública.





Este verdadeiro pulmão verde poderia mesmo ser o grande “Passeio Público”, com alguns percursos delineados que permitissem a todos usufruir do espaço. Uma mais valia para a vila, mais um motivo de orgulho para todos nós.
Tenho plena consciência dos perigos que esta proposta coloca; em conversa com os amigos invariavelmente ouço dizer que qualquer mexida no local será como que o abrir de uma imensa “Caixa de Pandora”. Os imobiliários inevitavelmente aproveitarão para fazer negócio, espalhando frentes urbanizadas, a troco de uma qualquer coisa. Destruirão assim, segundo eles, a imagem que actualmente temos da vila encostada à serra quando regressamos a casa , ao fim do nosso dia de trabalho, vindos de Évora.

Mais uma razão para a classificação do espaço como de utilidade pública, a meu ver.
Acredito ser possível, dependerá unicamente da boa vontade dos Homens.

Leonardo Parvo


Recebido em: vianadoalentejo@hotmail.com

7 comentários:

Anónimo disse...

A serra está completamente mal aproveitada. Devia de ser usada para plantar erva com fartura de forma a que a malta não tivesse que se sujeitar a fumar essa ganza manhosa que por cá há, que está cheia de químicos e que só enche é o bolso de dinheiro a malta da gravata e a agentes da GNR pouco honestos.
SIM a boa erva plantada na serra e NÃO à ganza de má qualidade e à bófia corrupta!

Anónimo disse...

Ganda moca meu.....

Anónimo disse...

Plantar na serra não dá. Aquilo não chega a ter um palmo de terra sobre as pedras e as raízes da canabis que são aprumadas não se conseguem desenvolver. Ademais a terra é barrenta e tem falta de ferro, para além do que esta encosta é muito sombria. Como aquilo são só oliveiras e vegetação rasteira também não há onde esconder as plantas e as regas iriam dar muito nas vistas.
Pela legalização da marijuana, e vivam os nossos irmãos Gregos!

Anónimo disse...

Não tem vergonha de tanto dispara te? Andou uma mulher 9 meses, convosco na barriga pra isto... Coitada da mulher não lhe valeu o esforço e as dores que teve pra nascerem ! É indigna te!!!

Anónimo disse...

Vá lá não seja tão macambúzio(a) deixe os moços exprimirem-se, que não vem daí mal nenhum ao mundo.
Quanto à ideia da serra ser tipo um jardim da vila por onde se possa passear, parece-me giro.
AM

Anónimo disse...

Aí não vem mal nenhum ao mundo... experimenta ter um assim aí na tua casa e verás se há mal ou não !
A não ser que tenhas parte no negócio da erva ou de outras vendas semelhantes...
Quanto ao post a requalificação duma zona que marcou tantas gerações de vianenses, parece-me não só giro... Parece-me natural, justo e lógico !

Anónimo disse...

Andou uma mulher com 9 meses esta gente na barriga para depois felizmente sair malta com inteligência, mente aberta e que pensam por eles próprios, ao contrário de uns outros que passados 9 meses saem cá para fora para serem carneiros iguais a tantos outros que só fazem o que lhes dizem!
Realmente a terra da serra é ruim para isso... é pena.... tem que se beber vinho e ser alcoólico...

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.