12.02.2008

Vénus encontra Júpiter



A Lua, Vénus, Júpiter e a “Taberna do Fava”



Esta noite os três astros mais brilhantes do céu nocturno irão brindar-nos com um grande espectáculo visível após o pôr-do-sol. A conjunção de Vénus e de Júpiter com a Lua poderá ser observada a olho nu, caso as condições atmosféricas permitam a ocorrência de períodos de céu limpo.

Segundo explicou o director do Observatório Astronómico de Lisboa, Rui Agostinho, "nos últimos dias surgem dois pontos brilhantes no céu, ao anoitecer, a sudoeste. São os planetas Vénus (o mais brilhante) e Júpiter, que lentamente se têm vindo a aproximar um do outro, em direcção à Lua".



Escondendo-se atrás da Serra



Concluída essa aproximação, os três objectos espaciais vão por fim ficar alinhados e, neste final de bailado celeste, Vénus e Júpiter deixarão de se ver por ficarem colocados atrás da Lua. O trio ficará tão unido que poderá ser ocultado por um polegar, no período horário que vai até às 18h30.


Lá em baixo, a Vila



A última vez que este fenómeno astronómico ocorreu foi a 7 de Outubro de 1961 e só virá a acontecer a 18 de Novembro de 2052. Rui Agostinho explicou que "o Observatório Astronómico de Lisboa não vai realizar uma sessão aberta ao público porque as previsões indicam chuva, o que é prejudicial para a observação com telescópio".

@: Correio da Manhã - 01.12.08 /00h30
Recebido em: vianadoalentejo@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.