3.11.2007

Duas datas para a mesma Romaria

Moita - 2007/03/06

"A Associação Equestre Moitense já anunciou que vai organizar a VII Romaria a Cavalo ao Santuário de Nossa Senhora de Aires,
em Viana do Alentejo, entre 2 a 6 de Maio, numa altura em que a Câmara Municipal da Moita já avançou com uma outra data, entre 25 e 29 de Abril.

A associação, que há seis anos trabalha nesta Romaria, mostra-se,
em comunicado, contra a data avançada pela comissão organizadora
já constituida, salvaguardando que “nada tem contra o 25 de Abril, antes pelo contrário, é apanágio desta associação participar no desfile comemorativo desta data histórica, pelas ruas da sede de concelho”.
Porém, sublinham, “não permitiremos que se pretendam misturar as coisas: uma romaria [procissão] é completamente diferente de uma comemoração do dia da Liberdade”.

A Associação Equestre sublinha que “é a única e legítima detentora
do registo, junto do Instituto Nacional de Propriedade Industrial,
desta Romaria, pelo que, qualquer tentativa de usurpação é punível por lei.
A Romaria é considerada a maior organização do género em Portugal
e a 2ª maior organização do género na Europa e tornou-se um ex-libris
da vila da Moita."...

Em: PAL FM - 102.2

1 comentário:

Anónimo disse...

OS INVENTORES

Ao que chegámos, meu Deus!... Uma Romaria que "é propriedade de uma Associação!"... Pela sua natureza, a romaria é um acto de piedade, de fé, participado livremente por todos aqueles que o entendem fazer e que nele se reconhecem. Não é nem pode ser pertença de ninguém, porque a todos pertence enquanto expressão colectiva de agradecimento – muitas vezes milenar – á divindade protectora. E Deus não tem dono!
O que se passa aqui é que a pretensamente “tradicional” romaria a cavalo de Viana do Alentejo se tornou um negócio e o seu “inventor”, da Moita, não está obviamente disposto a abrir mão de tão proveitosa invenção. Por outro lado e enquanto iniciativa que logrou alcançar projecção nacional, tornou-se alvo da cobiça dos medíocres autarcas dos concelhos nela envolvidos, que agora a pretendem como coisa de sua invenção.
E afinal, em que é que ficamos? Quem inventou a “tradicional romaria a cavalo de Viana do Alentejo”?

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.