10.18.2007

Júlio Resende expõe no Porto

"Júlio Resende, um dos grandes nomes da pintura contemporânea portuguesa vai ter, no próximo dia 23 (data em que completará
90 anos), a maior exposição da sua obra até agora realizada.
Será uma mostra antológica,"..."que incluirá mais de 200 obras
que abrangerão todos os períodos do artista, desde a década de 50
até 2007...

Esta exposição, que terá lugar no edifício da Alfândega do Porto

Júlio Resende nasceu no Porto, a 23 de Outubro de 1917.
Em 1937 frequentou a Escola de Belas-Artes do Porto, tendo sido aluno de Dórdio Gomes e, em 1943, participa na organização
do "Grupo dos Independentes" e nesse mesmo ano realiza a primeira exposição individual.
Conclui o curso de pintura, na ESBAP, com o trabalho
a que deu o nome "Fantoches".
Entre 1947 e 48 estudou as técnicas de fresco
e gravura na Escola de Belas-Artes de Paris.

Um ano depois, regressa a Portugal e instala-se
em Viana do Alentejo onde lecciona a disciplina de cerâmica.

Em 1951 recebe o prémio especial na Bienal de S.Paulo.



Realiza o painel "Ribeira Negra", no Porto e,
em 1987, profere a última aula na ESBAP.
Está representado em múltiplos museus e colecções oficiais,
no país e no estrangeiro."

@ : Jornal de Notícias , Fundação Júlio Resende

5 comentários:

Anónimo disse...

POIS É PARECE QUE A CAMARA NAO APOSTA NUMA EXPOSIÇAO DOS TRABALHOS DESTE SENHOR... CULTURA É COISA QUE VIANA JA NAO TEM HA MUITO TEMPO.... UMA MIRAGEM MEUS CAROS

João de Sousa disse...

há alguns anos foi feita uma exposição em Viana com algumas obras do pintor, da época em que cá esteve. Tivemos oportunidade de conviver um pouco com ele - um homem extraordinário que, com simplicidade, deu uma grande lição. Apesar de tudo, chocou-me a falta de manifestação de carinho da maioria para tão grande artista. Viana tem de deixar de ser, como as terras que definham, terra ingrata. Para se ter mais do que miragens é preciso fazer sentido.

Anónimo disse...

precisamente e sentido é coisa que o nossa governaçao ja nao tem. ao sr. joao de sousa( ou sr. pereira) eu começo lhe a dizer um adeus, faltam 2 aninhos pra terminar a governaçao do PC, espero que os putos novos do PS tragam outra dinamica a este concelho porque a de progresso esta acabada.

João de Sousa disse...

quando do escuro se olha para o mundo, repetindo vezes sem conta o mesmo desejo, tudo se vê de modo único. pois ninguém mais dispõe da mesma nesga. por isso, importa circular, obrigar a mente a raciocinar seriamente, respeitar os outros, tentar entendê-los. enfim, importa ser corajoso e dar a cara, como o sr. kiss, mas mais ainda como o emérito Júlio Resende.

Anónimo disse...

"Apesar de tudo, chocou-me a falta de manifestação de carinho da maioria para tão grande artista"

A maioria está-se a c... para o artista, está mais preocupada em ver como é que ao fim do mês paga a prestação da casa e outras coisas que tais. Não há tempo nem disposição para a cultura quando se tem a barriga vazia, sim meus senhores a "maioria" anda de barriga vazia, com empregos mal pagos e em pânico com o espectáculo de incompetência generalizada com que todos os quadrantes políticos nos brindam.
Quanto ao artista, esse também está a c... para Viana. Aliás ao longo dos anos que passaram sobre a sua estadia na nossa terra não consta que tenha feito grandes esforços para retomar as ligações conosco. No entanto sempre gostou muito de enfatizar a sua estadia aqui, fica bem no curriculum, para além de estar na moda.

Beijinhos e abraços para todos vós, boa gente.

Um dos tesos da "maioria"

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.