11.25.2008

Arte Sacra no Concelho
de Viana do Alentejo





Apresentação do projecto de Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora



"A Fundação Eugénio de Almeida apresenta, no próximo dia 27 de Novembro, às 18 horas, no Cine Teatro Vianense, os resultados do projecto de Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora relativos ao concelho de Viana do Alentejo.

A sessão inclui a apresentação do trabalho desenvolvido ao longo de 5 meses em diversas igrejas, capelas e outras instituições religiosas do Concelho, bem como o lançamento do livro Arte Sacra no Concelho de Viana do Alentejo.

Ao Coordenador Técnico-Científico do Inventário, Artur Goulart de Melo Borges, cabe apresentar os resultados de mais uma etapa concluída do Inventário dos bens artísticos diocesanos que a Fundação Eugénio de Almeida começou a desenvolver em 2002; um longo caminho de descoberta de um legado através do qual se expressou a fé de uma comunidade e se construiu todo um referencial artístico e cultural representativo da identidade e da cultura portuguesas.

Segue-se uma comunicação de Frederico Nunes de Carvalho, especialista em Património, autor do texto de enquadramento histórico-artístico do livro, que conta ainda com os contributos de Jorge Moleirinho, Paulo Valente e Susana Nogueira, membros da equipa de projecto.

Profusamente ilustrada, a edição Arte Sacra no Concelho de Viana do Alentejo destaca as peças de maior valor artístico e/ou devocional dos acervos estudados, merecendo referência especial um conjunto de ex-votos do Santuário de Nossa Senhora d'Aires. Sob a forma de pintura ou fotografia, eles constituem uma amostra expressiva da intemporalidade de uma devoção que remonta ao século XVI e que continua, ainda hoje, profundamente arraigada na fé de milhares de crentes.

Conforme refere Eduardo Pereira da Silva, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida, na abertura do livro: "Quando falamos de Arte Sacra estamos a referir-nos a uma herança ancestral que, embora propriedade da Igreja ? e expressão intrínseca de Fé e Espiritualidade -, pertence a todos, pois é parte integrante da memória colectiva que desagua na História e na nossa própria identidade enquanto povo. A vontade de perpetuar essa memória, de a partilhar e lhe dar nova vida, levou a Fundação a realizar o Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora".

O projecto toma como ponto de partida conhecer e dar a conhecer um conjunto muito variado de espólios disperso por 158 paróquias em 24 concelhos que abrangem, ao todo ou em parte, 4 distritos. Pois muito para além do valor instrumental que necessariamente trás para a segurança e preservação dos bens em causa, ele visa, sobretudo, gerar conhecimento e, a partir dele, criar novas dinâmicas e fluxos culturais, na perspectiva do reforço da identidade nacional e da sensibilização do público para as questões da valorização e fruição do património.

Mais informações sobre o projecto estão disponíveis em www.inventarioaevora.com.pt"

@: universia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.