11.07.2008

Exposição do Palácio de Belém
abre portas em Portalegre








Exposição Do Palácio de Belém
4 de Novembro a 31 de Dezembro
Terça a Domingo /10h00-18h00
Convento de São Bernardo – Portalegre
Tel: 245307445
E-mail: turismo@cm-portalegre.pt
Website: www.museu.presidencia.pt



[Inaugurou] dia 4 de Novembro, na Igreja do Convento de S. Bernardo,
em Portalegre, a exposição “Do Palácio de Belém”, organizada pelo Museu da Presidência da República, em associação com a Câmara Municipal daquela cidade. [...] A exposição, que reúne mais de duas centenas de objectos de grande valor histórico e patrimonial, procura dar a conhecer a residência oficial do Presidente da República.

De estância de recreação e veraneio durante o período da monarquia, o Palácio de Belém, após aquisição por parte da Coroa, durante o reinado de D. João V, foi gozando de um progressivo enriquecimento arquitectónico e paisagístico e, em 1911, tornou-se o centro de convergência de decisões políticas, ao converter-se em residência oficial do Presidente da República.

A descoberta desta História, que se inicia no século XVI e se desenvolve até à actualidade, é feita através da recriação de alguns espaços do Palácio (gabinete oficial, salas de aparato e capela), onde vão estar expostas obras raras das colecções de ourivesaria, pintura, escultura e mobiliário. Destacamos as peças da magnífica Baixela Germain, encomendada por D. José depois do terramoto de 1755, e que é um dos principais conjuntos da ourivesaria portuguesa, utilizada pela primeira vez no reinado de D. Maria I. Mais recentemente, a baixela da autoria de Julião Sarmento, oferecida durante a presidência do Dr. Jorge Sampaio.

Entre outras peças em exposição, destacam-se, também: uma raríssima colcha chinesa do século XVIII, bordada em fio de ouro; pinturas de João Vaz e Columbano Bordalo Pinheiro; porcelana oriental dos séculos XVII a XIX; obras de arte sacra; e os estudos a carvão e aguarela de Paula Rego. produzidos aquando da intervenção da artista na capela do Palácio de Belém, para a qual graciosamente pintou oito quadros que representam o Ciclo da Vida da Virgem Maria.

[estudo para] Pietà - Paula Rego


Além da exposição, está previsto um intenso programa de extensão cultural, que inclui visitas orientadas e oficinas pedagógicas para os visitantes mais jovens, actuações de grupos de música popular, provas de doçaria regional e recitais de poesia de José Régio. Com esta exposição, procedeu-se à recuperação da igreja do Convento de
S. Bernardo, para onde, também temporariamente, foram deslocadas peças de arte sacra do Museu Municipal de Portalegre, estabelecendo-se a relação entre o espaço monacal e o seu património inicial.



Recebido em: vianadoalentejo@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.