12.25.2007

Lateralidades #7

No Nosso Quintal

Água de Alqueva
"Extremamente Poluída"



06.12.2004 "O Público publicou hoje o seguinte:

As análises efectuadas à água da albufeira de Alqueva pelo Instituto Nacional da Água (Inag), em 2004 , concluem que está "extremamente poluída", sendo-lhe atribuída a classe E, enquanto a qualidade da água de Alvito é classe C (poluída).

Perante um cenário destes, a PDAS considera que a adução de água de Alqueva para a albufeira de Alvito "irá provocar a eutrofização neste reservatório", comprometendo a qualidade do abastecimento público a Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira.
E quando isto se verificar, a Directiva - Quadro da Água ( 60/2000/CE) "será violada", uma vez que "introduz alterações irreversíveis nas características físico-químicas e biológicas da albufeira de Alvito".

O próprio Estudo de Impacte Ambiental elaborado para o transvase da bacia do Guadiana para a bacia do Sado, reconhece que o risco de eutrofização "será agravado" quando extensas áreas, até agora afectas às culturas de sequeiro, receberem o regadio, salienta a PDAS."

Certamente que haverá meios técnicos de evitar, ou atenuar, estes impactos negativos. É isso que deve ser exigido pela AMCAL, pelos Municípios interessados e pelos cidadãos.
É importante o alerta da PDAS, para esclarecimento. Importa agora, em tempo oportuno, tomar as medidas necessárias à garantia da boa qualidade da água."

@: 06.12.04 - Alvitrando

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.