6.20.2008

A Quilha na Adega




Resposta a post de Peixe Banana, sobre comentário no Viana e Tal



"Tenho direito, como qualquer outro, de expor a minha opinião sobre alguns aspectos da vida da nossa comunidade, chama-se a isso o exercício da cidadania. Permita-me pois que coloque aqui algumas observações sobre os seus reparos, ao meu comentário.

"Caro Cristal de Alcobaça, no seguimento do seu raciocínio proponho que o meu bairro passe a ser sede de freguesia exactamente pelas mesmas razões que vossa excelência invoca para as Alcáçovas."
1. A continuarmos assim, na próxima reforma administrativa, o seu bairro e restante povoação poderão perfeitamente vir a ser mais uma freguesia de Évora.

"Não esquecendo que Aguiar ao contrário do que acontece em Alcáçovas e como sua excelência referente em relação ás questões de crescimento demográfico tem no meu entender mais condições para tal. Mas como continuo a achar que isto é uma brincadeira se calhar é melhor termos um bocadinho de respeito pelos outros."
2. Não percebo o seu argumento, mas está bem. No que toca
a brincadeiras e a respeito pelos outros, não sei onde é que está o seu sentido de humor ou mesmo o seu respeito, esgotaram-se na imagem do nosso Primeiro-ministro enforcado ou na boca do Eça de Queiroz?

"Viana é sede de concelho por mérito próprio, para além de ter uma posição central no concelho. E as Alcáçovas estão bem servidas no que diz respeito á proximidade autárquica."
3. Gosto desse argumento da relação, posição geográfica/sede do concelho, muito Euclidiano. Mas tem a certeza que conhece bem
os méritos de Alcáçovas?

"Os bons governantes, são bons tanto em Alcáçovas, Viana ou Aguiar, pessoalmente acho que está a menosprezar o povo de Viana quando o que quis foi menosprezar os políticos que têm assento na autarquia."
4. Falo no meu comentário de uma realidade que acompanho de perto, de forma consciente, há mais de trinta anos. Não cheguei aqui ontem, pertenço ao grupo dos que tiveram a coragem
de ficar. Não estou a menosprezar o povo de Viana, estou sim a constatar um facto – não temos encontrado entre nós um líder capaz, ponto final.

"Somos pequenos em tamanho e número e com questões tão patetas como esta como poderemos crescer?"
5. Agora o mais importante: faltou-me ler a sua opinião sobre as questões de base do meu texto; a relação de forças Alcáçovas/Viana; a falta de definição de linhas de orientação a médio e longo prazo para o desenvolvimento do concelho; o atingir do limiar máximo de endividamento da autarquia e finalmente sobre os monumentos de betão ?

Por fim será que estas questões, que concordará têm a ver com o futuro dos nossos filhos, são questões patetas?"

Cristal de Alcobaça 

@: peixebanana.blogs.sapo.pt
sobre Comentário/ A Transferência/ Viana e Tal

9 comentários:

Anónimo disse...

Agora e sempre a velha rivalidade entre Viana e Alcáçovas. Para mim só não é uma discussão vazia porque os governantes da autarquia, estes e os anteriores, insistem na lei da compensação. Quando se faz em Viana tem que se fazer maior e melhor nas Alcáçovas. Para mim ninguém ganha com isto pois o replicar de infraestruturas só serve para estrangular ainda mais as finanças da Câmara e impedir novos investimentos. Será que custa assim tanto pensarem em diversificar a oferta?

Anónimo disse...

tu se calhar queres tudo pra viana não? acho muito bem dividirem as coisas e nao ser so aqui em viana. Se fosses de alcaçovas ou aguiar nao falavas assim. se o concelho é pequeno é mais facil fazer obras pelas tres freguesias, mas tu querias uma viana(Évora) e alcaçovas e Aguiar(outeiro). nao vaz longe "tarwin" qualquer coisa

Manuel Baiao disse...

“…presidentes das câmaras de Nisa, Vila Franca de Xira e Leiria defenderam, anteontem à noite, na figueira da Foz, a extinção das autarquias menos populosas como forma de reduzir a despesa pública e aumentar a eficácia dos serviços …”

No Jornal de Notícias, quinta-feira passada.

Anónimo disse...

Podes por o link dessa notícia

Anónimo disse...

caro cristal de alcobaça, existe uma grande diferença em dizer que existem pessoas com muita capacidade de gestão autarquica na bonita vila de alcaçovas e tranferir os paços do concelho de viana para as alcaçovas. Este ponto é para mim o mais importante e não pense que não estou ao seu lado em algumas das afirmações que fez, penso no entanto que o radicalismo das suas palavras, quando diz "A sede do Concelho para Alcáçovas já!", podem levar muitas pessoas principalmente de viana do alentejo a reagirem sem constatarem que de facto há alternativa com capacidade fora de viana. O concelho é de todos os que cá residem eu não me sinto estrangeiro em viana, tal como acho o mesmo em relação aos alcaçovenses. Em relação aos méritos de alcaçovas não conhecendo provavelmente metade do que o senhor conhece, o pouco que conheço é de se lhe tirar o chapéu.
Quando afirmei que esta era uma questão pateta, estava a referir-me á sua afirmação exclamativa em que gritou Alcaçovas a concelho já!!, e porque não um alcaçovense ou dois ou três para o concelho já!!

Mas nestes contextos prefiro dizer sempre, um homem ou mulher do concelho com capacidade de gestão autarquica ao concelho já!! Você até os conhece melhor do que eu.

Caro cristal de alcobaça, no meu entender começou mal e acabou bem, eu também quero viver num concelho melhor mas sem rivalidades entre freguesias, esse tipo de comentário pode levar um vianense a deixar de votar num bom autarca.

Anónimo disse...

mmmmm.... As manobras de diversão, não param... muito bem ou bem mal!

Anónimo disse...

Isto de bons e maus, vai muito do caracter de cada pessoa, é verdade que Alcáçovas teve e tem bons autarcas, mas também tem dos outros. Então voces não veem aquela nossa conterranea, que de "humilde" passou a vaidosa impedernida não fala aninguem, passa por nós com uma soberba que nem parece que foi criada aqui junto de nós.
Até já o marido conduz o Geep da Câmara, isto é um regabofe, porque será? Talvez tenha aprendido esta postura lá por viana ou então andou a gozar com a gente.

Anónimo disse...

As coisas que nós vamos sabendo. É pena esta informação não chegar aos mais idosos, mas lá chegaremos a seu tempo. A procissão ainda vai na praça.

Anónimo disse...

ah pois vai...

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.