10.26.2008

Cozinha Sol@r



"Cozinhar alimentos por acção dos raios solares foi o desafio proposto em Soure aos participantes num curso de cozinha solar, que reuniu meros curiosos da técnica e outros que a pretendem praticar na sua actividade profissional, informa a agência Lusa.

No exterior do edifício das Termas da Azenha foram instalados os fornos solares, parabólicas metálicas e caixas de cartão forradas a papel de alumínio, cujo objectivo é concentrar a energia solar e fazê-la incidir num recipiente de comida.

O almoço (sopa de abóbora, frango na caçarola e bolo, entre outras iguarias) está ao «lume» desde o início da manhã mas só estará pronto para ser saboreado umas horas mais tarde. Mas também há café e castanhas que viriam a ser servidos num dos intervalos da formação.

«O sol está aí por aproveitar, é o petróleo que chega directamente a casa de cada um de nós», disse à agência Lusa Celestino Ruivo, docente da Universidade de Algarve e promotor do curso de cozinha solar. Garante que «qualquer pessoa» com formação adequada pode utilizar a cozinha solar e que o nosso país tem, nesse campo, «um grande potencial por desfrutar». «Especialmente na região sul, no Alentejo e Algarve, onde há mais de 300 dias de sol por ano», frisou. " [..1]



O fogão solar de painel de Roger Bernard



"Captar a energia solar e utilizá-la no preparo dos alimentos é hoje uma prática que tem encontrado adeptos notadamente nos países como o Peru, Índia e China, entre outros.

Estudos realizados pela comunidade científica internacional tem evidenciado em seus relatórios que somente na Índia e na China o número de fogões solares em operação supera a casa das 100.000 unidades." [...]

VANTAGENS
"A principal vantagem do uso do fogão solar é a disponibilidade de energia gratuita e abundante, além da ausência de chamas, fumaça, perigo de explosão, incêndios etc.

A energia calorífica concentrada na zona focal do fogão é suficiente para fornecer as calorias necessárias à ebulição da água, cozinhar, assar, fritar, aquecer alimentos etc. [...]

DESVANTAGENS
A utilização do fogão solar nas áreas potencialmente propícias dar-se-á praticamente durante todo o dia sendo o intervalo correspondente entre 9 e 15 horas o que melhor se adequa à sua utilização.

OPERACIONALIDADE
"Considerando o movimento aparente do sol em sua eclítica, o funcionamento correto do fogão exige o seu respectivo direcionamento em relação ao sol, o que será feito em intervalos aproximados de 20 minutos segundo a posição do sol em seu movimento azimutal e declinatório. Estes dois movimentos poderiam ser automatizados conforme o sol vai mudando de posição porém isto representaria um custo adicional que deverá ser evitado."

TEMPERATURA NO FOCO DO SISTEMA
A temperatura a ser obtida no foco do fogão solar depende basicamente de sua orientação correta, do grau de acabamento a ser dado ao paraboloide, do material que comporá a superfície refletiva e do respectivo fator de concentração.

De um modo geral as temperaturas obtidas se situam entre 100 e 393 oC para fatores de concentração variando entre 2,5 e 24, aproximadamente onde o valor máximo se refere a uma superfície refletiva formada por segmentos de espelho planos." [..2]








@: diario.iol.pt [1], aondevamos.eng.br [2]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.