4.29.2008

Um fim-de-semana de Peso




Terminou no passado domingo dia 27 em Viana do Alentejo
a 2º edição da Romaria a Cavalo (Nª Sr.ª do Carmo), ou 8ª edição
(Nª Sr.ª da Boa Viagem). Os romeiros peregrinaram entre a Moita
e Viana do Alentejo, ofertando humildemente os sacrifícios passados no decorrer da viagem à Virgem Santíssima. Terminavam assim quatro dias de viagem sob "todo o Sol do Alentejo".

A entrada da caravana, feita em ambiente de intenso fervor religioso, percorreu algumas ruas da vila, ao longo das quais a população
e muitos visitantes se distribuíam. Várias janelas do percurso encontravam-se festivamente engalanadas para receber condignamente Nª Sr.ª do Carmo e os peregrinos.

No Largo de S. Luís decorreu uma pequena cerimónia
com a participação de alguns artistas convidados. No decorrer desta
o presidente da Câmara discursou, emocionado, dando as boas vindas aos romeiros. Findo o espectáculo político-religioso, a caravana retomou a marcha até à Sra. D'Aires.

Noite dentro na cerca do Santuário, decorreu uma sessão de fados durante a qual peregrinos e população em geral se misturaram
em franco e alegre convívio. Na vila verificava-se igualmente um intenso movimento de visitante com todos os restaurantes e cafés a funcionarem em pleno.

Domingo realizou-se a tradicional procissão entre a igreja matriz
e a Sra. D'Aires após o que se seguiu uma missa campal, no terreiro frente ao Santuário. Largos milhares de pessoas, entre romeiros, visitantes
e população local acompanharam, sob um sol intenso a celebração, numa prova inquestionável da sua Fé.


À tarde parece que ainda houve uma tourada mas, desculpem lá, já não tive pachorra para ir cobrir esse acontecimento.

De lamentar somente o facto de a proximidade da data do 25 de Abril retirar algum protagonismo a este evento. Alguns sectores das forças vivas locais terão mesmo sugerido que para o ano se mude a data
de comemoração do Dia da Liberdade, que verdade seja dita, pouco
ou nada diz à população local. Outros terão alvitrado a abolição dessas comemorações afim de se poder transferir o dinheiro e o esforço
aí investido para esta bonita festa.

Resumindo e concluindo, é sempre muito gratificante verificar como
em Viana continuamos a manter a todo o custo estas ancestrais tradições de cavalarias, tão enraizadas no nosso povo e na nossa cultura. Ficamos também muito orgulhosos com estas demonstrações de Fé, Coerência Política e muitos eteceteras mais...

Zé dos Coices

Recebido em: vianadoalentejo@hotmail.com

11 comentários:

Anónimo disse...

pois o 25 de abril parece que vai deixar de ser comemorado, pois parece que o dia da liberdade foi substituido por uma romaria que nunca existiu... e viva as forças de esquerda que substituem as comemoraçoes do 25 de abril por actos e cerimonias religiosas! como diz a musica " CÁ SE VAI ANDANDO COM A CABEÇA ENTRE AS ORELHAS"!

Anónimo disse...

Ah pois é, pois é... Agora é que cantarolas te uma grande verdade! E com isto apetece me cantarolar "VENHAM MAIS CINCO, DUMA ACENTADA...!!!

Anónimo disse...

Para já, apenas este comentário: belas imagens.

Luís Inácio

Anónimo disse...

É saudavel ir andando com a cabeça entre as orelhas é sinal que temos cabeça para distinguir o trigo do joío...
felizmente temos uma romaria... linda por sinal e como é obvio nao interfere em nada nos festejos do 25 de Abril!...
quero agradecer ao Srº Presidente da Câmara de Viana por nos ter brindado com esta linda romaria e continue a ser o homem integro que é.
Ana

Anónimo disse...

Quem parece que tá com uns grandes cornos são os das Alcaçovas que viram a romaria passar ao lado. O Zè da Agua e o outro Zé até espumavam pela boca... mais que os cavalos carregados de bestas!!!

Anónimo disse...

ha um que tambem é zé e ate ja lhe meteram o chocalho na rotunda... coitado ate trabalha la perto... roubam lhe tudo, o banco a mulher. coitado ele nao merece.

Anónimo disse...

Cara Ana ter a cabeça entre as orelhas, não significa saber usá la e saber fazer os discernimentos devidos e mais correctos... são as dicotomias da vida carissima... E já agora a integridade também tem os seus ques... até porque não há bela sem senão... é só mais uma dicotomia, mas pra entendermos, tem que se viver em plena consciência com a vida e com a sociedade!!!!

Zézinha

Anónimo disse...

grande bela q a zezinha me saiu.... um must....

Anónimo disse...

Ahahah... se a zezinha te saiu bela, imagina como devem ser belissimos, os senãos que lhe iam no pensamento... hihihi... the best, of the best!!!!

Anónimo disse...

então mas isto é o quê? cabeças e orelhas, vão fazer algum cozido? Mas faltam ingredientes pro cozinhado.......................?????

Anónimo disse...

Yap, tb axo... Que venham os outros ingredientes, pra completar o cozido!!!

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.