10.02.2008

“A morte de Peartree Grass”,
folhetim neo-realista
em três andamentos – (I)




Depois de uma longa vida de excessos e desregramentos, finou-se Peartree Grass num radioso fim de tarde de domingo. Por acaso e só por acaso, dia de eleições locais. Convicto do salvo- conduto que lhe conferia a sua condição de cristão, católico e irmão da misericórdia, dirigiu pronta e decididamente o seu pesado voo para cima, para as portas do céu. Duas pancadas sonoras na enorme aldraba do etéreo portão fizeram saltar S. Pedro, no outro lado, da pachorrenta sonolência a que se entregara.
- Quem bate assim tão desalmadamente? - Pergunta o santo porteiro, entreabrindo o postigo.
- Sou eu…
- Eu quem?
- Eu, Peartree Grass. Vai dizer ao teu Patrão que já cheguei.
- E que queres tu, alma deste mundo?
- Quero entrar. Entrar e ocupar o lugar a que tenho direito. Em vida, como sabes, fui um grande eleito. Aqui terei certamente direito a um lugar no Conselho Geriátrico do Celeste Condomínio!
- Haa… bom… deixa lá ver.
Com gestos titubeantes, abre então S. Pedro o Grande Livro á sua guarda. E ajeitando as velhas cangalhas na ponta do nariz, inquire:
- Como dissestes mesmo que te chamavas?
- Já lhe disse. Grass, Peartree Grass. Da grande família dos Grass, conhecidíssimos no meu país por sobreviverem a todas as convulsões, revoluções e inquirições, por paparem toda a sorte de sapos e não apanharem indigestões…
Percorre S. Pedro vagarosamente a letra guê, uma vez, duas, vezes, três vezes. Em vão, pois o nome teima em não aparecer. Impacienta-se agora Peartree.
- Despacha-te homenzinho e deixa-me entrar. Se fosses meu empregado, já te tinha levantado um processo e mandado para o estaleiro!
Uma vez mais se debruça S. Pedro sobre as páginas amarelecidas do rol dos bons. Mas não, o nome não está lá, tem agora a certeza.
- Ná, tu não constas aqui no meu livro. Em definitivo, o teu lugar não é aqui entre os justos.
- Impossível, não acredito – afirma Peartree com os olhos já avermelhados de raiva. – O padre Manwell tinha-me garantido, prometido, afiançado…
- Vai e que o Chefe tenha piedade da tua alma… vai…
Com um gesto seco, o Santo Guardião das Chaves fecha o postigo e regressa à sua doce soneca. Atónito e sem acreditar no que lhe está a acontecer, Peartree Grass sabe agora que o seu lugar é o Purgatório, o domínio dos ANJOS.
(continua)

@: Comentários /Feira de Aires 2008 /Viana e Tal

14 comentários:

Anónimo disse...

looooooll.... Boa malha.

Anónimo disse...

Estou ansiosa por ler o próximo episódio.

AA

Anónimo disse...

Ao ler este blogue pensava que o administrador fosse uma pessoa justa, já o vi remover comentários ofensivos a pessoas que nada têm que ver com a politica deste concelho. Não permitindo referencias a nomes de tecnicos, que são apenas e só funcionários de instituições, hoje, amanhã e até aos 65 anos. Fale-se do que se tem que falar mas roupa suja faz descredibilizar tudo o que tem escrito e feito por aqui não acha??

Anónimo disse...

Não sei o que é que o comentário anterior tem a ver com este post... Será porque se fala aqui de um tal "S. Pedro", guarda do céu? Esse "S. Pedro" não é propriamente "apenas" um simples funcionário do "ceu".Poderá ser um simples funcionário do vermelho "inferno", mas no "ceu" foi muito mais do que isso ao longo destes ultimos quinze ou dezasseis anos. Parece é que, tal como os anjos da Biblia que queriam substituir-se ao Chefe, também este foi recentemente devolvido ao "inferno"...

Anónimo disse...

Conversa de cara de pau, é o nome que se dá cá no meu bairro, ao penúltimo comentário. Só Deus é justo, os demais são simples seres humanos, dos quais se destacam por vontade própria as chamadas figuras públicas. A esses pede-se que para alem de serem, parecerem.

Anónimo disse...

Realmente muito bem escrito este post. Perceptivel para quem conhece alguma realidade destas bandas. Gostei de todo o texto, só ainda não entendi o "GRASS"- ERVA-RELVA-PASTO, acrescido ao nome PEARTREE...mas deve ter algum significado obviamente. Estou ansioso á espera do proximo andamento... venha ele!!!

Anónimo disse...

Brincalhão...

Anónimo disse...

Espanta-me, a sério que me espanta.
As senhoras e senhores que se insurge com certos artigos e comentários certamente que não lêem jornais nem vêem televisão. Não acompanham a realidade (triste), nacional e internacional. Ainda não repararam como muitos dos lideres nacionais e internacionais são objecto de crítica, quando não de achincalhamento pelos média. Tão pouco devem alguma vez ter visto (já nem digo consumido), revistas tipo Caras e outras que tais, vulgarmente conhecidas como imprensa cor-de-rosa. Também se nota que nunca se aperceberam da virulência de muitos blogues, veja-se a nível nacional o recente caso do Póvoa On Line.

Mas se calhar acham muita graça ao Alberto João Jardim, aquele sim é um homem!

Cristal de Alcobaça

Anónimo disse...

Pois é há por ai muitos que adoravam uma vez que fosse, aparecerem nas revistas cor de rosa, ou em qualquer outro lugar mas, não têm categoria para isso. Até os espelhos das suas casas se recusam a refletir determinadas imagens.Falem, falem muito, quanto mais falarem, bem ou mal, nunca deixam esquecer de quem se fala.Lembram-se da malograda Amália Rodrigues? ela pedia isso mesmo, falem de mim, mal ou bem não importa mas não se esqueçam de mim. Voçês estão a fazer tão bem o papel que querem que façam.

Anónimo disse...

Voltou novamente. Coitadinha!

Fico sempre sensibilizado quando ouço este chilrear doído e doce, projectando para o ciberespaço um alcalóide venenoso, quando está por detrás desta atitude um grande sofrimento.

Lembro-me sempre de uma Barbie transformada em bruxa má e feia, cheia de rugas e com os pelos do nariz de fora, arranha espelhos

Sabem se o Mr. Jeremy Irons vai passar no Cine Teatro?

Anónimo disse...

Com tanto dinheiro para a cultura, não seria possível deixar de fazer um espectaculo para com esse dinheiro nos fazeremm as passadeiras aqui em Alcáçovas? Já agora nós Alcaçovenses além do Marco e do Costa e Silva temos lá mais algum vereador(a) das Alcáçovas? È que andamos preocupados pois ninguem nos liga nenhuma só vimos um grande Geep da Câmara a passar com os vidros fechados e uma senhora espapanante lá dentro que nem uma saudação nos faz, daí a nossa duvida se ela ainda está na vereação porque para as Alcáçovas ela ainda não fez nada. Já agora o trabalho dos espectaculos é tanto que a Dr.ª da DASE também já tem um carro da Câmara aqui parado à porta, assim vai a ostentação da Câmara de Viana.

Anónimo disse...

Olha a do Geep não quer saber de Alcáçovas, nem do concelho... E prova disso é que em vez de ter interesse e postura quando vai em representação do Município a reuniões distritais... sabes o que lá vai fazer: picar o ponto e ler revistas cor de rosas durante os trabalhos.
Gostastes ?
Da outra nem te conto...
Alcaçovenses acordem, antes que seja tarde!!!!

Anónimo disse...

Realmente os brasileiros têm um provèrbio popular que se aplica a essa personagem na perfeição, parece-me a mim... : " Quem nunca comeu melado quando come se lambuza todo"...Na politica e neste concelho como em tudo na vida, há quem tenha espirito para servir a causa publica (poucos), e há quem se sirva da causa publica para tirar todo o tipo de dividendos. No caso em causa parece-me que a vontade de servir é nula por isso vai-se antes servindo enquanto pode. Se atendermos ao Homem que foi substituir no elenco camarário, estranhamos porque esse se facto gostava da sua terra e serviu-a enquanto lá esteve, mas saiu... grande perda diria eu... mas nós alcaçovenses não temos os olhos fechados, não se convençam disso que não é verdade.

Anónimo disse...

De mel quem não gosta iolol

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.