4.15.2008

PJ investiga Câmara
de Viana do Alentejo



Autarquia investigada
por alegado favorecimento
de prestador de serviços


"A Judiciària está a investigar a Câmara de Viana do Alentejo.
Há suspeitas da autarquia ter favorecido um prestador de serviços.
Os inspectores da Judiciária estiveram na Câmara e apreenderam vários documentos.

Os agentes da Policia Judiciária dirigiram-se ao gabinete da presidência e solicitaram diversos documentos:
facturas, recibos, relatórios de contas e actas de concursos públicos.
O objectivo da Judiciária é provar, ou não, se durante os últimos 3 anos
a autarquia favoreceu um prestador de serviços."

Presidente e oposição
não comentam investigação
da Policia Judiciária


"Contactado pela SIC, o Presidente recusou gravar uma entrevista. Confirmou a investigação da Policia Judiciária, mas remeteu qualquer esclarecimento para mais tarde. O mesmo disseram à SIC PS e PSD porque ignoravam que a Câmara Municipal estivesse sob investigação.

Os investigadores estiveram durante várias horas nos passos do concelho, mas não conseguiram recolher toda a documentação pretendida. O que falta será remetido pelos serviços municipais.

A investigação surge na sequência
de uma denúncia anónima dirigida à PJ."

"Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Estêvão Pereira (CDU), disse desconhecer os motivos da investigação e afirmou-se convicto da legalidade dos procedimentos.

A coligação liderada pelos comunistas dirige o município de Viana do Alentejo há 14 anos, sempre com maioria absoluta."

@: RTP , DianaFM 94.1 , Alcáçovas[blogs.sapo.pt]

19 comentários:

Anónimo disse...

Vamos esperar para ver e confiar nas instituições que têm a seu cargo este processo. A verdade é que, quando se está instalado no poder há 14 anos e na ausência de alternância democrática ou na sua falta, limitação do número consecutivo de mandatos autárquicos (parece que a coisa vai mudar) existe o risco acrescido do poder instituído ficar mais arrogante, mais permeável ao tráfico de influências e porque não à corrupção.
Ao fim de tantos mandatos, tendencialmente começa-se a gerir a coisa pública como se esta fizesse parte do património pessoal do eleito. Afinal, quando a gestão autárquica se torna danosa os recursos necessários para estancar essa sangria saem sempre dos bolsos dos contribuintes. A impunidade como são tratados estes casos é normalmente a regra. O endividamento das autarquias para obras de fachada e “alimento das clientelas” prolífera por este país. Nestes “estádios de loucura” o que interessa é manter a todo o custo o poder, não faltando por aí fora exemplos destas patologias.
Criou-se o mito à volta destas pessoas, na maior parte das vezes intelectualmente medíocres, que são insubstituíveis, tentando os seus correligionários passar a mensagem para as populações que, na falta “desses predestinados” tudo se transformará num caos.
Entristece-me pensar que no final deste “folhetim” terá toda a pertinência a frase de Lord Acton – “O Poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente”.

Lúcia de Jesus

Anónimo disse...

Em viana nao se fala noutra coisa a nao ser no suposto favorecimento a uma empresa de espectaculos por parte da autarquia. o nosso presidente ja devia ter dito aos vianenses que votaram nele o que se passa???? assim deixa um clima de suspeiçao em volta disto muito complicado e a populaçao vai continuar a falar!!! devia dizer qual é o envolvimento da camara neste processo??? os valores transacionados??? tamos a falar de tostoes ?? euros??? milhares de euros??? milhoes??? a populaçao de viana exige transparencia???? responda sr. presidente!!!

Anónimo disse...

Lúcia de Jesus
Como o Américo Tomás uma vez disse -
"vou definir tudo num só adjectivo, gostei!" - o seu comentário,claro.
Zé dos Coices

Anónimo disse...

Por coisas mais banais já vimos a CM a enviar comunicados e circulares.
O Sr. Presidente devia vir a terreiro e "descansar-nos" politicamente - a justiça nos tribunais, a política na praça pública.
Que empresa? Que serviços? Que valores? Que Partido Comunista?

Maria Albertina

Anónimo disse...

Não me surpreendeu a recente visita da Polícia Judiciária à nossa Câmara. O prolongado exercício do poder tende a tornar os seus detentores autistas, auto-convencidos que orbitam numa esfera superior à dos comuns mortais, onde a irresponsabilidade e a inimputabilidade imperam. Entre nós são por demais conhecidos os casos do cidadão Alberto João e do cidadão Ferreira Torres. Porque feito da mesma matéria, a esta regra não fugirá o cidadão Pereira.

Também não me surpreendeu que o mesmo cidadão Pereira não tivesse querido prestar declarações à comunicação social. È comportamento habitual dos nossos políticos o convocar e utilizar jornais e televisões para todo e qualquer acto, mesmo comezinho, que enalteça a sua obra e acção. Mas, quando confrontados por esses mesmos “media” com situações menos abonatórias para as suas pessoas, normalmente remetem-se ao silencio, aguardando que a tempestade passe. O que mais tarde ou mais cedo acaba por acontecer.

Já me surpreendeu, e muito, que a oposição também não tivesse querido prestar declarações!... O que é verdadeiramente surrealista. Porque a oposição TEM SEMPRE uma declaração para prestar. A oposição, enquanto tal, terá sempre qualquer coisa para dizer, para opor, para contestar. Porque é OPOSIÇÃO. Utilizando o “tempo de antena” que lhe estava a ser concedido “de bandeja”, a oposição deveria ter aproveitado para passar a sua mensagem de crítica e denúncia deste caso em particular e de toda a governação do cidadão Pereira em geral. Mas a oposição não quis o confronto! E isso é que é verdadeiramente dramático!...

Anónimo disse...

OPOSIÇAO??? ONDE ??? EM VIANA??? NAO HÁ???? PARECE QUE A OPOSIÇAO À CAMARA É A JUDITE!!!

Anónimo disse...

suspeito de... não é necessáriamente culpado de...,por isso se investiga. Posto o raciocinio, dizer só que a bem da verdade se impunha realmente que o edíl deste concelho nos bridasse com algum esclarecimento acerca do assunto. Na ausência de declarações do Sr em causa impunha-se que a força politica por que é mandatado o fizesse. ..Mas sendo essa força o PCP não estranhamos que o não faça...afinal transparência e rigor sim, mas não em casa governada por eles. E se esta investigação tiver por objecto pessoas tambem ligadas ao mesmo partido ou pelo menos apoiantes de primeira linha do Sr. presidente?...espectaculos? isso quer dizer DASE? ahh! cuja animada chefía é tambem militante do PCP como poderemos querer rigor e transparência? Talvez o Sr. Presidente aguarde para nos esclarecer de uma só vez esta e outras questões que se vão levantando, como a ida mais que provavel da actual grávida namorada do dito senhor para a Câmara Municipal de Viana.... sim sim parece que é psicóloga e tambem ela com ligações ao PCP... Mais uma coincidência...
Enfim deve ser isto que nós, Vianenses, merecemos... Uma maioria absolutamente prepotente e uma oposição nulamente interveniente... será?
neste burgo, já nem o sol é de todo o alentejo.. diz-se, que só brilha com ordem de serviço!!!!

Anónimo disse...

Pois é por estas e por outras k cada vez mais odeio esta gente em viana e mais algms por este concelho fora,vem falar da vida pessoal das pessoas,ms sempre c frases bem construidas para parecerem educados quando nao passam d simples "cocozinhos"iguais a tantos outros.Quanto ao que se passou na camara,como se viu foi uma denuncia anonima mais um que nao tem coragem de se mostrar,mas a policia anda a investigar que é para isso que eles servem,mas o povo é que quer fazer o trabalho deles quando muitas vezes nem o seu proprio sabem fazer.
Mas se estao descontentes façam criticas para se poder melhorar e nao ataques baixos e pessoais.

Anónimo disse...

Oh! Sr. Presidente! Diga já o que está a ser investigado !
Tão prestes a pedir votos e agora bico calado ...
Acredita que os vianenses se contentam com silêncio ?
Vá lá Sr. Presidente é só informar, não será preciso discursar ...

Anónimo disse...

Essa senhor(a) dos “cocozinhos” também não sabe dar a cara? Escreva por baixo o seu nome, ou então não critique os outros anónimos. O tempo das votações democráticas de braço no ar já foi chão que deu uvas.
Mas que ódio contra “esta gente de Viana”. Esse lixo pensará V. Exa...
O tempo da união nacional acabou em 1974 e por isso não necessitamos de efectuar críticas dentro do sistema. Afinal nunca resultou e quem teve como estratégia ir por aí foi dizimado. Já agora, mais respeito pelos Vianenses e escreva Viana com letra maiúscula, ou …. depois de uma leitura mais atenta não será que estamos na presença de mais um fenómeno de iliteracia?


Luís Inácio

Anónimo disse...

Pena que todo este alarido não vá dar em nada! Não se vai chegar a conclusão nenhuma e o assunto vai cair em esquecimento, ficando as pessoas sem saber realmente o que aconteceu, infelizmente e como é habitual neste pais!!!

Anónimo disse...

A mim o que me deixa pasmo é ver a oposição armada em "yes man" do poder instituido. E depois não querem que o homem seja arrogante e acredite que realmente este concelho não vive sem ele?... com tanta conivência... só pode pensar assim. Arrisco-me a dizer que, neste momento a unica oposição ao cidadão Pereira é o proprio PCP ou parte dele pelo menos.
Mas tenho gostado de ver na ultima semana o ar menos "importante" do presidente tal como o ar menos "divertido" da chefe da dase... preocupações....pelo menos livram-nos da poluição sonora que são as histericas gargalhadas da mulher!!!! não se aguenta a soberba do homem e a hilariedade da senhora....e festas e festinhas foguetes e cavalinhos, almoços e passeatas, tudo para o bem do povo... tudo.... com o nosso dinheirinho!!!!! e depois das festas esse mesmo povo que não tem memória, já se esqueceu dos escândalos!!!!! ai morrias morrias de novo A.Isidoro de sousa

Anónimo disse...

Ai, morria, morria de novo...
Mas olha sabes uma coisa, confesso que também tenho gostado de os ver com menos pouse! Aquilo até lhes fazia mal à saúde tanta arrogância e emproamento... Mal empregados cursos de cristandade e idas a missa - Ah mas só em vésperas de eleições! Ora pois só nessas alturas é que prometem, prometem... E pedem ajuda a Deus e a todos os Santos possíveis e imaginários, depois só querem é burguesia e o resto é poesia!!!

Maria João

Anónimo disse...

VIVA A BURGUESIA, VIVA!!!! QUE SE LIXE ABRIL QUE SE LIXE!!!! Calma não é nada fascista o que estou a escrever, são só os pensamentos dos nossos representantes autarquicos!!!! O povo? quem é o povo? não é ano de leições não o conhecem!!! conhecem sim os novos burgueses que andam a cavalo ou de burro ou de alta celindrada, mas sempre com os pés no ar!!!! Eses é que são interessantes , como os ares de novos ricos a reatar a tradição, que parece nunca existiu... excelente espectaculo... venham eleiçoes rápidamente para isto poder voltar ao lugar. Sem foguetório ou desfiles a lembrar outros tempos e outros senhores. VIVA ABRIL VIVA, SEMPRE!!!! PARA QUEM AINDA ACREDITA....

Anónimo disse...

Yap... Mas sabes! Com a sociedade no estado em que está, acho que já nem ABRIL nos vai alegrando... Porque o ABRIL de que falas é o da liberdade, direitos e progresso económico-social.. Não é ? Pois esse devia acontecer todo o ANO e não apenas para assinalar comemorações! E sabes outra coisa: não é fácil continuar a acreditar em ABRIL... E sabes porquê? Porque as vezes as perseguições no dia a dia do trabalho e da vida, são tantas e de tal ordem que nos leva a pensar: Afinal a liberdade é o quê? Quando as perseguições aumentam nas tentativas do controle daquilo que diz respeito à independência de cada ser Humano enquanto pessoa livre dentro de ABRIL e daí surgem represálias constantes na tentativa da opressão, não é fácil continuar a acreditar em ABRIL tal como nos habitamos a vê-lo e a quere-lo! Mas como alguém um dia disse: "o dia do juízo final, acabará por chegar"... E como a esperança é a última a morrer, dizem... Nesse mesmo dia ABRIL vingará e os oprimidos e controlados, poderão ver em ABRIL a esperança da mudança e das diferenças respeitadas, sabendo que a nossa liberdade acaba onde começa a do outro, etc, etc e tal... Mas ainda assim que ABRIL nasça e renasça e mantenha acesa a chama que há dentro de cada um de nós!!!

Anónimo disse...

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE , o slogan da revolução francesa, rapidamente adaptado a nossa realidade portuguesa em 1974. Passados mais de 30 anos, da nossa revolução, estamos cada vez menos iguais, cada vez menos fraternos e a liberdade que é dela?
Igualdade aqui nesta terra em que um punhado de iluminados na Câmara prepotentemente usam o poder para nos tornar mais ignorantes? nos dão cultura a metro?
Fraternidade, quando eses mesmos iluminados não resolvem problemas do povo com casas miseráveis, mas passeiam-se em carros de alta celindrada? mas fazem alomoços e passeios com os seus seguidores, enquanto os pobres cada vez tem mais dificuldades?
Liberdade? quando temos de ver e calar? quando não podemos opinar porque os tais iluminados se podem ofender ao ouvir as verdades?
AQUI SÓ COM OUTRA REVOLUÇÃO É QUE ISTO VOLTA AO LUGAR. E ESSA REVOLUÇÃO TEM DE SER O POVO A FAZÊ-LA COM O SEU VOTO JÁ NO PROXIMO ANO.
QUE VENHA QUEM VIER MAS VENHA POR BEM!!! NÓS PRECISAMOS, NÓS MERECEMOS!!!
CHEGA DE POLITICA AO KILO. DE CULTURA A METRO. DE SOLIDARIEDADE AO LITRO... E ACIMA DE TUDO DE DE PREPOTENCIA E ARROGANCIA ÁS RESMAS!!!!!!

Anónimo disse...

adoreeeei!
bem dito, ou melhor bem escrito!!
sim senhor, e eu ainda acrescento: cultura não é a metro, é a centimetro!!!
Mas não sei se o povo percebe como anda a ser ludibriado... esperempos que sim!!!

Anónimo disse...

Também gostei ! E sei que muitos neste concelho, também pensam assim... Mas a opressão é muito forte e o Zé Povinho tem medo dos Burgueses Iluminados - Fala à boca pequena, mas tem opinião ! Como isto já não vai lá de outra forma - Vamos esperar pelas urnas de voto... E mostrar que o POVO ainda manda no seu destino e que quem não tá com ele tá contra ele - E então o POVO será soberano !

Anónimo disse...

Es una vergonha,as pexoas antes de irem a entrevista com a respectiva máfia andarem se a gabar que vao p certos e determinados postos,k passam a frente de tds os outros que estao a concurso e sem terem necessidade,es una mafia bem grd

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.