9.15.2008

O Pecado da Omissão




Segundo os evangelhos,
a omissão é um pecado que se faz não fazendo


Hoje veio-me à memória, com saudade, após ter lido algo na internet, os tempos da minha infância, da catequese paroquial e das homilias na missa de domingo quando eram citadas as parábolas dos evangelhos.
Naquela época gostava de ouvir a leitura dos textos sagrados com o mesmo encanto que ouvia os contos de fadas recitados pela minha mãe, pois com aquela idade o meu desenvolvimento cognitivo tinha dificuldade em distinguir o real do imaginário. A minha imaginação de criança “voava” com a leitura da Bíblia, a qual utilizando uma linguagem fundamentalmente simbólica e lida pela catequista, tinha o condão de prender aquele grupo de crianças, mais do que as rezas que inevitavelmente acabámos por aprender.

Esses ensinamentos fizeram parte da minha educação e graças a eles comecei a desenvolver aquilo que se designa por desenvolvimento da consciência moral. A catequização acabou inevitavelmente por moldar, em grande medida, os meus comportamentos no caminho que tenho percorrido.

Foi assim que aprendi o significado dos sete pecados mortais que ao longo do cristianismo sofreram alguns ajustes e alteração da sua hierarquia, tendo sido S. Tomás de Aquino no século XIII a elaborar nova lista até há bem pouco tempo aceite: Vaidade; Inveja; Ira; Preguiça; Avareza; Gula e Luxúria.
São pecados capitais porque deles nascem outros e outros e outros. São Tomás, na sua Suma Teológica explica que a grande característica desses pecados não é sua gravidade, mas “é que eles são extremamente desejáveis, tanto que por eles um homem comete muitos outros pecados”.



Estes pecados podem cometer-se por acto,
omissão, pensamento ou desejo


Entretanto o Vaticano publicou em 2008 no “Osservatore Romano" os novos pecados mortais a agregar aos sete já existentes. São eles a manipulação genética, o uso de drogas, a desigualdade social e a poluição ambiental.
Com o tempo fui aprendendo com alguma dificuldade a distinção entre pecado mortal (grave) e venial (leve).
Estes pecados podem cometer-se por acto, omissão, pensamento ou desejo. Em todo o pecado há duas malícias:
"Cristo ensina no Evangelho que sofrerão o castigo eterno não somente os que fazem o mal, mas igualmente aqueles que omitem o bem que estavam obrigados a fazer"

Enquanto criança compreendia o significado de pecar pela acção, pensamento ou desejo mas cometer um pecado por omissão?
Tardiamente, já adolescente, acabei por entender que cometer um pecado por omissão era tão ou mais grave que pecar pela acção.
“A omissão, conforme assinalou o Padre Antônio Vieira no Sermão da primeira dominga do advento, (...) é o pecado que com mais facilidade se comete e com mais dificuldade se conhece; e o que facilmente se comete e dificultosamente se conhece, raramente se emenda”.
A omissão é um pecado que se faz não fazendo.” “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz comete pecado.”
O que fez fervilhar a minha mente e consequentemente o apontamento precedente, foi a leitura do texto que reproduzo de seguida:


PCP contra silenciamento nas televisões

O PCP enviou anteontem, aos directores de Informação da RTP, da SIC e da TVI, um protesto contra o silenciamento da iniciativa política do Partido durante o mês de Maio. (…)

Entre outras, a SIC ignorou a deslocação de Jerónimo de Sousa a França e ao Luxemburgo, (…) «Observando os noticiários da vossa estação de televisão, (…) verificamos que tudo coube dentro dos critérios televisivos da vossa estação, menos a iniciativa política do PCP, o que constitui uma inaceitável atitude de omissão da acção do PCP e negação do direito à informação» - afirma-se no protesto enviado a Alcides Vieira. (….) por parte da TVI na cobertura da actividade política do PCP, (..) constitui uma inaceitável atitude de omissão da acção do PCP e a negação do direito à informação».

Aos três directores, o PCP reafirma que, «a uma sociedade que se quer livre, democrática e plural, deve corresponder também uma comunicação social que respeite os mais elementares princípios de pluralidade democrática e que não se limite à cobertura da iniciativa e propaganda do Governo PS e da vida interna do PSD como aconteceu durante este último mês».

O Partido declara que «não se conforma», protesta «contra o deliberado silenciamento do PCP» por parte das televisões e exige que a RTP, a SIC e a TVI procedam «à cobertura, em igualdade de circunstâncias com as restantes forças políticas, da actividade e intervenção do PCP na sociedade portuguesa." @: avante.pt


Face a este texto publicado no “Avante Digital” e sendo o PCP/PEV a força maioritária no executivo camarário, assembleia municipal, juntas de freguesia que edita os respectivos boletins, dispõe também de uma página na internet, pergunto-me: que espaço é reservado para a oposição, igualmente legitimada pelo sufrágio eleitoral, manifestar os seus pontos de vista nesses “órgãos de informação concelhios”?
O Poder Autárquico do concelho, cada vez mais personalizado na figura do seu Presidente, monopoliza cinicamente todos os “meios de comunicação social” pagos por todos os cidadãos e à revelia dos pareceres da Alta Autoridade para a Comunicação Social e das recomendações do Provedor de Justiça, constitui igualmente uma inaceitável “atitude de omissão” das iniciativas, opiniões e tudo o mais que as oposições queiram tornar públicas nesses mesmos “meios de comunicação social”.

Relativamente a estes atropelos cometidos pelas autarquias, o Provedor de Justiça assente em várias orientações da Alta Autoridade para a Comunicação Social recomendou:

“a) Permitir o exercício, no âmbito dos Boletins Autárquicos, designadamente dos direitos de resposta e rectificação;

b) Criar um espaço, nos referidos Boletins, que se considere adequado de acordo com as orientações acima expressas da Alta Autoridade para a Comunicação Social, para a Oposição poder divulgar as suas iniciativas, opiniões, etc.

c) Aplicar as orientações expressas em a) e b) ao mesmo tipo de informação da Câmara Municipal constante dos Boletins, quando veiculada através da Internet.”



Sem o sabermos vamos sendo conduzidos
como ovelhas para o matadouro


Perversamente os vários poderes ao fazerem tábua rasa destas elementares recomendações, contribuem para afastar cada vez mais os cidadãos da discussão da coisa pública, dificultam o confronto de ideias sobre os problemas que nos afectam e, consequentemente muitos de nós sem o sabermos vamos sendo conduzidos como ovelhas para o matadouro por meia dúzia de políticos iluminados.

Assim, admitindo como justa a manifestação do PCP contra o inaceitável atitude por omissão da sua acção por parte dos agentes que detêm o poder de programação das televisões eu pergunto: os representantes da maioria PCP/PEV na nossa Autarquia não estão a proceder ainda mais veemente que as televisões, porque públicos são todos os “meios de comunicação social” ao dispor do município?
Na perspectiva do catolicismo já aflorada, as pessoas que dominam os “órgãos de informação concelhios” estão a cometer um pecado por omissão, relativamente à acção da oposição.

É este o pecado que corrói a nossa sociedade que se faz não fazendo, perante quem necessita da nossa ajuda.
É igualmente pecado por omissão que se faz não fazendo, perante as vozes daqueles que nos contradizem.

carlotafialho@hotmail.com

Imagens de Francis Bacon [Tree Studies for Figures at the Base of a Crucifixion]
Recebido em: vianadoalentejo@hotmail.com

39 comentários:

Anónimo disse...

Verdadeiro este escrito. Não há abertura do PCP de Viana para a democracia, é tempo de zarparem.
Estou farto de tiranos, com o meu voto não contam.

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras do comentador anterior. Isto não é um jogo de Benfica/Sporting. É a nossa Terra, a nossa Vida, a nossa Democracia.

Anónimo disse...

Quantas vezes já viram o sr presidente da CMVA a passear a pé pela vila de viana ou freguesia de aguiar, a falar com os municipes, a interessar-se pela vida quotidiana entre outros etcs? Respondam com a verdade!

Anónimo disse...

Excelente texto!!! Eu bem dizia que já tinha saudades dos post da Carlota.
como diria alguem" 20 porque não posso dar mais!!"
Virão agora dizer que é má lingua e má vontade o que ali está escrito? Conevem é que no caso de fazerem, refutem com provas aquilo que disserem.
é mais que verdade tudo o que escreveu. Parabêns

Anónimo disse...

leia-se "convem"

Anónimo disse...

Em Alcaçovas, tambem nunca voi visto a não ser nas feiras ou na festa da doçaria.

Anónimo disse...

Ainda pensei vê-lo na Aguiar no paintball aos tiros mas nada. looool

Anónimo disse...

Ahhh pois é, não se vê, temos pena. Qualquer dia aparece, é como S Sebastião, numa manhã de nevoeiro.......

Anónimo disse...

Programa eleitoral da CDU – Autárquicas 2005

“- Promover um prestar de contas periódico a toda a população sobre a actividade desenvolvida, nomeadamente através do boletim municipal e de boletins informativos das juntas de freguesia.”


Mensagem do Presidente da Câmara – Site CMVA

“Iremos sempre tentar criar as condições para que aqui se encontrem as informações mais recentes no que ao nosso Concelho diz respeito, sejam as de produção própria da Câmara e das Freguesias, sejam as que ao nosso associativismo local se referem.
Estêvão Machado Pereira”


A Verdade dos Factos – Entre muitas outras

Última Acta de Reunião de Câmara
Site CMVA - 9 de Julho de 2008

Reuniões de Câmara Posteriores:
23 de Julho
6 de Agosto
20 de Agosto
3 de Setembro

Anónimo disse...

Os orgãos de informação da Câmra é como se fosse um telejonal em que só falasse o Governo. É preciso ter descaramento.

Anónimo disse...

Sobre a falta de pluralismo dos órgãos de comunicação social da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, sofisticadamente sem o célebre lápis azul da censura, o texto clarificador do Sr. Provedor de Justiça que se segue limpa a areia que nos querem enfiar nos olhos.

Proc.º: R-0765/06 “Provedor de Justiça”

Extrato deste processo relativo aos boletins autárquicos, na versão impressa mas também na versão internet

“”….. concretamente referente à utilização dos denominados boletins autárquicos, na versão impressa mas também na versão veiculada pela internet, mereceu oportunamente uma atenção particular pela minha parte, pelo facto de, na prática, constituírem os referidos boletins instrumentos privilegiados de divulgação dos pontos de vista apenas da força partidária dominante na autarquia. Nesse âmbito, foi então sugerido, às entidades visadas em cada uma das queixas, que fosse permitido o exercício, no âmbito dos boletins autárquicos, designadamente dos direitos de resposta e de rectificação, que fosse criado um espaço, nos mesmos boletins, considerado como adequado, de acordo com as orientações expressas pela então Alta Autoridade para a Comunicação Social, para a oposição poder divulgar as suas iniciativas e opiniões, e que fossem aplicadas as referidas orientações ao mesmo tipo de informação das câmaras municipais constante dos boletins, quando veiculada através da internet.””

Anónimo disse...

Boletins municipais devem dar voz à oposição e não fazer apenas propaganda, tal como é o mau exemplo do boletim pago por todos nós.

"Um boletim municipal serve para divulgar as obras e práticas de uma autarquia, mas não deixa de ser uma publicação sujeita ao regime constitucional da liberdade de expressão e aos princípios gerais de Direito. Além disso, é pago por dinheiros públicos e deve, por isso, veicular a expressão das diferentes forças e sensibilidades político-partidárias de um município.
Este é o entendimento da ERC (Entidade Reguladora Para a Comunicação Social) que tem uma proposta de directiva sobre publicações periódicas editadas pela administração regional e local para suprir o vazio legal que considera existir nestes periódicos."

Sexta-feira, 12 de Setembro de 2008

In: http://obidos-madein-2510.blogspot.com

Anónimo disse...

Um dos bons exemplos dos Boletins Municipais da Câmara Municipal do Cartaxo

Retirado do Mirante online

“Boletins Municipais são órgãos regidos pela Lei de Imprensa mas não respeitam pluralismo.

Os boletins municipais são normalmente dirigidos pelos presidentes das câmaras e estão subordinados às regras da Lei de Imprensa, Lei 2/99, de 13 de Janeiro, devendo por esse motivo respeitar nos seus conteúdos as obrigações de pluralismo que a lei impõe aos restantes órgãos de comunicação social. Pelo menos é esse o entendimento várias vezes expresso em deliberações da Alta Autoridade para a Comunicação Social - AACS, órgão que o ano passado foi substituído pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Na teoria é assim mas basta dar uma vista de olhos aos conteúdos dos que se editam regularmente para constatar que tal disposição não é respeitada. De um modo geral os únicos autarcas que têm possibilidade de exprimir opiniões nos mesmos, são os eleitos pelos partidos que governam os municípios. E isto apesar da AACS, numa directiva de 1999, considerar que, aos mesmos está vedada a “instrumentalização da propaganda, ou sequer dos pontos de vista únicos da força política dominante na autarquia”. É por isso que a edição do InfoCartaxo onde é feito o balanço do trabalho autárquico realizado o ano passado mereça referência.

“No aspecto urbanístico, o concelho, sobretudo a sua sede, tem estado entregue a um caos completo”, lê-se num texto editado na página 33 e assinado pelo Secretariado Concelhio do BE do Cartaxo, força política que tem neste mandato, pela primeira vez, representante eleito na Assembleia Municipal. E mais à frente: “Não pactuaremos com situações que mais parecem o poder exercido por caciques de um qualquer país do terceiro mundo (…)”.

Na página anterior há um texto da responsabilidade do Partido Social-Democrata, também na oposição. A linguagem e as críticas são mais moderadas mas estão lá e, pelo menos naquela edição, atestam o pluralismo da publicação. “O ano de 2006 revelou-se (…) o ano da confirmação das críticas do PSD. De facto, pelo menos durante 4 anos, o PSD alertou para a gestão que o PS estava a fazer com os dinheiros públicos, gastando o que tinha e o que não tinha, de forma despesista e de eficácia duvidosa”.

A CDU, outra força política com eleitos no município do Cartaxo não fez publicar qualquer texto na edição. O contraditório sobre a situação do município e a sua gestão é assegurado no editorial assinado pelo Presidente da Câmara, Paulo Caldas. “Apesar das condicionantes económicas que o nosso país atravessa e das suas repercussões na actividade autárquica, o actual executivo da Câmara Municipal do Cartaxo tem um caminho delineado (…) modernizar o nosso concelho preparando-o para novos desafios e novas oportunidades”, escreve o autarca.”

http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=289&id=34731&idSeccao=4091&Actio
n=noticia

Anónimo disse...

grande post carlota, nem sei por onde começar. seja bem aparecida! esperemos que caso não sirva para agora possa servir no futuro.

Anónimo disse...

São Tomás de Aquino tinha razão, o Padre António Vieira também, a Carlota tem razão, o Partido Comunista Português também tem razão, outros a terão.
O Presidente Estevão não.

Anónimo disse...

O Presidente Estevão para vós nunca faz nada de válido,a que parece. Já o Paulo Caldas merece toda a vossa admiração. pois bem permitam-me que vos diga, que tenho o prazer de o conhecer há uns anos, quando ele tal como o Presidente Estevão foi eleito como o mais jovem presidente do país.A diferença reside na ambição do Paulo Caldas, que o PS tem ajudado em tudo, não admira é uma camara sua, o seu boletim municipal, é igual ao de cuba, portel, e demais camaras do PS, promovem os seus eleitos. A diferença é que quem reclama lá são outros... já agora o Paulo Caldas casou muito bem, com uma filha de um influente quadro do PS e não se fica só pela Câmara do Cartaxo, o tempo vai provar isso. O Pedro Ribeiro seu vice- presidente já está a preparar-se pra assumir a câmara. E já agora só a talho de foice ele perde-se, muito aqui por perto...as alentejanas sempre bateram as ribatejanas.O mundo é pequeno e tudo se sabe meus irmãos.

Anónimo disse...

Que relevância tem este cândido comentário nesta discussão, com insinuações à vida privada de um Presidente de Câmara?
Qual a causa efeito desta roupa suja com o seu desempenho político, se se casou bem ou mal, se gosta mais de alentejanas ou ribatejanas.
É um assunto privado e apenas pode ter julgamento moral ou político para quem entenda relevantes estas questões.

O executivo da Câmara Municipal do Cartaxo, dá voz às oposições nos órgãos de comunicação social do concelho, com Paulo C. ou sem ele, cumpre com as regras democráticas, coisa que não acontece em Viana do Alentejo.
Se o P. Caldas, deixar de ser Presidente, se quiserem, emendasse lá com os seus munícipes.

Por outro lado, se as Câmaras aqui do lado fazem o mesmo que a de Viana, Maria vai com as outras, “promovendo apenas os seus eleitos”, igualmente fazem mal, sejam do partido A ou B. É como um rebanho de ovelhas, vão todas atrás umas das outras.

“Pedro Ribeiro seu vice-presidente já está a preparar-se pra assumir a câmara”…

Este último comentador estará a insinuar que vai acontecer o mesmo cá em Viana com a Sra. Vice-Presidente?

Anónimo disse...

Diz o penúltimo comentador: "O Presidente Estêvão para vós nunca faz nada de válido, ao que parece."

Em determinada altura acreditamos que fez o melhor que soube, acompanhado de perto por gente mais madura, pois na altura com 25 anos que experiência e conhecimentos tinha da vida.
Também em quinze anos de mandato consecutivo nem tudo certamente foram coisas mal feitas.

O problema é que agora está esgotado politicamente, sem rumo e sem visão de futuro para o concelho.

Devia ter saído na hora certa, em 2005, antes de ficar completamente isolado no seio dos seus melhores apoiantes.

Neste último mandato tem-se arrastado penosamente à frente do município e só não vê quem infelizmente é cego.

Anónimo disse...

Para que não restem duvidas sou funcionário da Câmara,nasci e criado em Viana aqui tenho os meus e toda a minha vida, entrei por concurso, sem cunhas nem pedidos e também vos quero dizer que se escrevo é porque estou aterrorizado com o que vejo á minha volta.
Desde que entrei nesta casa nunca tinha assistido a situações como a que vejo hoje, persseguição, humilhação, terrorismo contra trabalhadores, chegando ao ponto de fazerem cabalas contra os mesmos. Tudo arquitectado pelo Sr. todo poderoso (Presidente) mas que muitas vezes não tem coragem de executar os seus planos, sendo os mesmos executado pelas suas meninas ou colocando no terreno de forma sordida elementos da Câmara que se prestam a papeis demasiado nojentos e que fazem desta casa um verdadeiro castelo de terror. Pessoas de confiança do Presidente passam dias inteiros aos "berros" chamando tudo a alguns trabalhadores e a muitos dirigentes das associações que existem no nosso Concelho, com especial ataque a Alcáçovas, esta pessoa chega ao ponto de atacar o seu proprio partido e alguns dos seus companheiros apelidando-os com os nomes mais infames que se podem imaginar, contudo de duas em duas palavras enche a bouca com o nome do Presidente chegando a afirmar ele fará o que eu lhe disser. Sei que o Partido com o qual simpatizo terá poucas hipoteses de vencer as eleições por erros do passado, não faço este comentário por razões politicas mas por honestidade para com os meus colegas. Mas também se verifica que os proprios eleitos estão uns contra os outros vão dizendo mal uns dos outros nas costas de cada um. O Clima é ou estas comigo ou estás contra mim. Já tenho ouvido dizer não existem razões para haver medo deiam a cara, eu se fosse dar a cara, tudo fariam para me tramar a vida e mais haviam de arranjar a forma de encostar a um canto como estão a fazer a vários trabalhadores desta casa. Acreditem que tenho muito medo do que pode vir acontecer porque o egoismo de algumas pessoas e o odio cega-os. A minha terra não merece isto, já tive orgulho em trabalhar na Câmara hoje tenho medo.

Anónimo disse...

Ao ler o comentario anterior não posso deixar de escrever. Não sou funcionario da Câmara mas fui durante muitos anos e tenho por aquela casa um grande respeito, tal como tenho pelos eleitos. Para quem vê de fora o que esta a acontecer, apenas peca por tardio. Parece que os eleitos estão mesmo juntos e a trabalhar em conjunto para tentar arrumar a casa que eles proprios permitiram que se abandalhasse. estão a sacudir uma serie de pesos mortos e de interesses instalados e isso não lhes esta a ser perdoado por alguns camaradas que pensam quem mandam em tudo. Ate que enfim. Nunca fui e não sou comunista mas ja votei neles e se conseguirem limpar aquela casa pode ser que ainda vote outra vez. Nas responsabilidades que hoje tenho acompanho as colectividades e foi principalmente isto que me levou a escrever. Ata quase que sei quem escreveu o texto anterior e com que objectivo mas afirmo que é mentira. As colectividades nunca foram tão apoiadas como hoje e ainda bem e de todas as terras do Concelho. São aqueles que querem não fazer nada dias inteiros e que estão preocupados porque os estão a obrigar a trabalhar. Eu sempre dei o que tinha e nunca ninguem me persegiu. E aos outros que eu conheço tambem não. limpem a casa que o povo agradece. Não se deixem intimidar e deiam-lhe com força.

Anónimo disse...

Ai sim então volta e ajuda na limpeza :) mas talvez percas a integridade que ganhas te ao longo da vida iolol

Anónimo disse...

Esperei pelas 17h30 para responder ao penultimo comentário para não dizeres também deiam-lhe porrada porque ele na hora de serviço manifesta ter opinião. É verdade que tu estives-te na Câmara, é verdade que à época mostras-te gostar desta casa, mas hoje demonstras ansia de poder e tu se um dia alguem te entregar algum poder nesta Câmara cedo se arrependerá. Fico triste com o teu palavreado e choca-me saber que fostes capaz de escrever isto. Embora alguns já me tinham dito do teu fraco pelas ditaduras e pelo sangue e ansia de vingança.Conheço-te bem a ti e tu a mim sinceramente não acreditava sujeitares-te a um papel destes...

Anónimo disse...

ao comentador que diz que é preciso limpar a casa, respondo com a minha concordância. e de facto necessário limpar aquilo. só um pequeno senão... para a limpeza ser garantida deverão varrer em primeiro lugar algumas pessoas a conta de quem o nome da Câmara é investigada e tem aparecido pelos piores motivos nos jornais e televisões. se isso acontecer...acredito que limparam a casa se não acreditarei apenas que se perseguem alguns que hoje não lhes são uteis.

Anónimo disse...

Mandriona e desleixada é a dona de casa que deixa o lixo acumular-se em sua casa… Para a casa ficar bem limpa, nada melhor do que aventar para o lixo a própria dona de casa. Evitar-se-á assim previsíveis e futuras acumulações de mais lixo…

Anónimo disse...

Queria apenas dizer ao anónimo que defende a "limpeza" politica na Camara que entre ele e os eleitos existe uma diferença abismal. Enquanto os eleitos se ainda forem de esquerda tem a obrigação e o dever de não intimidar os trabalhadores e não os aterrorizar, este anónimo pela sua escrita e pelas suas afirmações mostra um posicionamento politico nada tem haver com os valores de esquerda, embora possa por interesses inconfessáveis por vezes possa ter alinhado ou participado em iniciativas promovidas pela esquerda.

Anónimo disse...

Não, não sou de esquerda. Por acaso até sou de direita. Têm sido "esquerdas" como a que governa a nossa Câmara, ou a outra que simula governar o País, que me têm empurrado,cada vez mais, para a direita. E os senhores, são de esquerda? Deixem-me rir, os senhores não são nem de esquerda, nem de direita, nem de nada. Os senhores são como a grande maioria dos portugueses,são simplesmemte daquilo que está a dar.

Anónimo disse...

Adorei este comentário, concordo plenamente...infelizmente.

Anónimo disse...

É uma vergonha a forma descarada como “tratam da saúde” ou andam em processos de limpeza, com alguns trabalhadores da Câmara, como se não existissem direitos e deveres dos trabalhadores superiormente regulamentados.
Deve ser por aí que estes casos devem ser resolvidos, quando esta paridade se desequilibra.

Neste momento o executivo está filado em determinados funcionários, a mando de interesses formados por lobbies concelhios.
Para este executivo a única coisa que interessa é manter o poder a todo o custo.
Por outro lado, pela forma tão publicitada e ruidosa desta realidade, os ouvidos do partido devem ter posto protectores auriculares.
Mas estas atitudes podem ser muito negativas num futuro próximo, tratam-se de questões laborais misturadas com colheradas de política subterrânea à mistura.

É uma sopa muito indigesta para quem a cozinha.

Anónimo disse...

São sempre os mesmos a botar as mesmas opiniões. Derrotados dos tempos de outrora e ressabiados por verem a areia fugir-lhe por entre os seus dedinhos que julgavam poder colocar em tudo. Agora percebem que há mais mundo para alem de si mesmos e ficam assustados, esperneiam e obviamente a culpa é dos outros, que os perseguem e mais não sei o quê. Inventam alguns comentarios para depois eles mesmos lhes poderem responder e debitarem todo o fel que carregam dentro de si, graças apenas á sua própria imcapacidede de se medirem. depois disfarçam-se de funcionarios da Câmara, do partido A ou B, de direita ou de esquerda, quando na verdade eles é que não são de ninguem, a não ser de si próprios.
Mas isto não sou só eu a ver. Há mesmo muita gente.
Não sou, nunca fui e não penso vir a ser funcionario da Câmara. Nem candidato a nada. Sou de Viana.

Anónimo disse...

Andas a mentir muito, vai te confessar pra aliviares o espírito :) porque a mente já não dá iolol

Anónimo disse...

Novo Potes
Comentador do sistema, muitas vezes anónimo.

Com esse bem-falante comentário deduzo que v. exa. deve ser uma pessoa ganhadora, mas com as voltas políticas que isto tem dado ao longo de tantos anos, uma prestação só com vitórias só está ao alcance dos situacionistas ou dos vira-casacas.
Pondero que não seja dessa gente, e só lute pelas suas convicções sem demagogia e honestidade.

Sobre a areia que tanto o preocupa, com ela faz-se muita coisa, ganha-se e perde-se, no entanto, tal como sugere, veríamos com muito gosto que ela nos saísse o mais rapidamente possível, não dos dedinhos, mas dos pés e pulmões, aquela maldita areia que cobre as péssimas ruas que os senhores têm pavimentado um pouco por todo o concelho.
Rogo-lhe que não continue a atirar essa maldita areia para os olhos da população, com invenções, são sempre os mesmos, A e B, direitas ou esquerdas, porque as pessoas sabem o mal-estar que grassa entre vocês, e que agora apesar da aparente paz podre negociada entre os mais interessados tem paralisado o concelho.

Não desvalorize a informação deste ou de outro blogue, até porque os senhores já criaram dois.
Parece que as mensagens vão seguindo para o exterior, pois se assim não fosse o Sr. não andaria a perder o seu precioso tempo neste local sempre dos mesmos e lido pelos mesmos, Não acha?

Não fico abespinhado, se isto der a volta que o Sr. agora não deseja, se tiver vontade e préstimo, nessa ocasião, contamos com a sua colaboração, certamente voluntária.

Penso que a actual oposição cada vez mais crescente a este executivo, deve estar serena, centrada apenas na luta e denuncia do péssimo mandato que decorre, visando apenas o interesse de colocar novamente este concelho no caminho do progresso.
Quando os eleitores entenderem acabar com o desgoverno desta Autarquia, então é que a população verá quem verdadeiramente os representava.

Novo Potes, olhar para o actual mapa autárquico deve provocar-lhe calafrios.
Apesar de “novo já velho” sabe muito bem que as derrotas fortalecem o nosso carácter e determinação, mas ao revés perdemos influência nos meandros dos interesses; o balanço contabilístico, para alguns, pode ser uma grande dor de cabeça - não deve ser esse o seu caso certamente.

Para terminar, a minha homenagem a “todos os derrotados de outrora” que ao longo de 40 anos de fascismo lutaram, deram tudo o que tinham, para que meia dúzia de papalvos à custa desse labor que terminou com a vitória do 25 de Abril, agarrassem nessas bandeiras e corressem para as cadeiras que muitos nunca deveriam ter ocupado.

Então a segunda geração carreirista formada nas “jotas para o taxo”, salvo algumas honrosas excepções, atropelam-se uns aos outros, tanto para manterem ou alcançarem o poder.

Bate Estacas

Anónimo disse...

Bate a Estaca e bate muito bem...É de comentários destes, sérios e ponderados, que o movimento bloguista vianense precisa. Até porque há por aí umas criaturas apostadas na sua desvalorização e descrédito. De facto, é como você diz: vociferam que as opiniões por aqui veiculadas não passam de arrotos de ressabiados e “vencidos da vida”, que a opinião de quem aqui posta e comenta não conta (porque estamos feridos dos mais inverosímeis “pecados originais”), enfim, que somos os culpados de todas as tragédias passadas, presentes e futuras. Mas o certo é que, a meio da manhã, ao chegarem aos seus gabinetes de chefiatura, a primeira coisa que fazem é ligar o computador e ler as últimas…
A prova acabada de que a movida bloguista já está a ser levada muito a sério é o facto de as agendas das reuniões da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal estarem já a ser visivelmente marcadas pelos seus conteúdos. O próprio Partido Comunista tem vindo a chamar a atenção dos seus militantes com responsabilidades nas Autarquias para que estejam atentos e não descurem a sua intervenção na blogosfera, sendo que esta formação política há mais de um ano que dispõe do seu próprio espaço de discussão. (http://partidocomunista.wordpress.com/)

Anónimo disse...

Só têm um problema: esses blogues ligados ao sistema não trazem nada de novo. É só balelas feitas por basófias.

Anónimo disse...

Balelas e basófias é o que vemos por esta oposiçãozinha, que até parecem muitos, mas não passam de meia duzia e parecem viver noutro país. É so ler este e blogue e perceber que todo o seu mundinho gira em torno da camara.Então já leram hoje os semanários expresso e sol? a Drª Ferreira Leite anuncia a candidatura do Pedro Santana Lopes a Lisboa, e no Porto curiosamente o candidato não será o Rui Rio. Não têm nada a dizer? Eu parece-me que com ou sem Santana o António Costa já ardeu pela gestao desastrosa. A Câmara de Lisboa está falida e contra as indicações do PS não aceitou a transferencia das competencias da educação para a camara. Este mundinho desastroso do PS não vos merece comentários? e já agora não vos preocupa o afundar da classe média? esta-se a criar um país de muito ricos e muito pobres. Em vez de passarem os dias na praça vão um pouquinho mais ao lado e assistam ao elevado número de atendimentos da Segurança Social. Coitadas das vossas mães que tiveram dores de parto para parirem criaturas tão frustradas e que vivem na sombra como os vermes.

Anónimo disse...

Essas notícias do governo da nação e internacionais chegam a casa de todos os Portugueses, para todos os gostos e opinadas aos milhares, podendo cada um de nós tomar a posição livre que entende.

O que não chega a casa dos habitantes do concelho de Viana do Alentejo, são as notícias da seita profissional autárquica que nos desgoverna com o dinheiro dos Portugueses e especialmente das famílias do concelho.

É por isso que os blogues sem directórios políticos incompetentes a manobrar, não devem descolar da linha traçada dando a conhecer à opinião pública do concelho especialmente as notícias que nos vão chegando sobre o “Governo da Autarquia”.

Não me interessa especialmente o partido que ganhe as eleições em Viana do Alentejo, mas mais do mesmo com os mesmos – basta!

Sobre frustrações, não vou ofender as vossas famílias e especialmente as vossas mães que devem ter sido ou são gente honesta trabalhadora, apenas digo, venham cá para fora vergar a mola e logo vamos ver quem são os verdadeiros frustrados.

Se somos poucos? Sabem lá o que vai na cabeça de cada um, não se iludam com os sorrisos que vão recebendo.

No dia das conclusões cada um põe a cruz onde quer. No meu caso ganhe quem ganhe continuo a fazer a minha vida da mesma forma. Quem está montado na política terá que fazer outras contas à vida.

Isso é que os assusta.

Anónimo disse...

anda por aí muitos politicos desesperados e agarrados aos tachos, esqueceram-se o que é a democracia e até mete nojo o que fazem para segurarem-se ao poder, parecem sanguessugas.

Anónimo disse...

Ai que medo...

Anónimo disse...

Bate Estacas.
Ficou demonstrado com o seu comentario exactamente o que referi : São sempre o mesmos, apesar do anonimato, funcionarios ou desempregados, do partido A ou B. Fernando Pessoa teria certamente orgulho pelos heteronimos que aqui encontramos. A avaliar pelo rumo de define para a oposição, não restarão muitas duvidas de quão "independente" verdadeiramente é. Refere a "paz podre negociada..." Pela maneira como fala do que não sabe e como parece tentar mostrar o contrario, você é apenas mais do mesmo, daquilo que este Concelho teve e declinou logo após a 1ª experiencia. E não quer mais do mesmo. Alguns até poderão não se lembrar do que foi cá mas o governo não nos deixa esquecer. Nem em lisboa nem em Viana.E mais do mesmo.

Anónimo disse...

Qual mais do mesmo??? "Sempre a revolucionar desde Outubro de 1917". Somos um partido português, revisionista, mas muito sobranceiro...
- Não interessa se o gato é cinzento (cimento) ou vermelho (estalinista), desde que nos mantenha no poder.

CCCP forever!!! & more...

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.