9.22.2008

Quem conta um Conto,
acrescenta um Ponto.






Romaria de Nossa Senhora d´Aires
Notícias Turísticas - 22.09.08




"Viana do Alentejo recebe hoje e amanhã a Romaria de Nossa Senhora D’Aires, uma história que remonta ao séc. XVI e a uma pequena ermida rodeada por cinco hospedarias de romeiros. Era ali que numerosos grupos de peregrinos vinham cumprir votos e novenas à Senhora, em romarias que eram organizadas pelos colonos de Évora, Torrão, Alcácer do Sal, Montemor-o-Novo, Alvito, Cuba, Beja, Vidigueira e Vila de Frades.

Com o passar dos tempos, os peregrinos foram chamando mercadores e a afluência de forasteiros atingiu tais proporções que, a pedido do Senado Vianense, em 1751, o Marquês de Pombal concedeu à feira o alvará de Feira Franca.

A ermida quinhentista deu então lugar a um imponente templo rocócó, inaugurado e abençoado no dia 15 de Março de 1760.

O grande ponto de interesse do Santuário é a Casa dos Milagres, antiga sala das confrarias, que centenas de anos de promessas forraram com uma enorme colecção de ex-votos.

A Romaria de Nossa Senhora D'Aires, em que se associam a festa religiosa, exposições, espectáculos de palco e provas desportivas, ocorre sempre no quarto fim de semana de Setembro."

@: viajar.clix.pt

4 comentários:

Anónimo disse...

Não me parece que haja qualquer exagero ou ponto acrescentado neste texto. Só peca por não referir os famosos romeiros que "tradiconalmente" vinham da Moita amontados nas suas cavalgaduras...

Anónimo disse...

oh pá... esses vêm em Abril e tal como as aguas tambem as cavalgaduras são mil!!!! unh unh a tradição ainda é o que era, gosto do texto.

Anónimo disse...

Em vez de estarem para aí com nenciuras, deviam era ler com rigor e objectividade o texto. E eu ao fazê-lo verifiquei que no último paragrafo esta uma inverdade "... e provas desportivas, ...". Devem ser as provas desportivas, que aconteciam nos tempos que já lá vão, do saudoso Chico Zé.
A grande prova de atletismo N.ª Sr.ª de aires !!! Pois é e quem não recorda com saudade...
Agora desporto, só se for Tourada e pegas rijas muito rijas iolol

Anónimo disse...

Notícias Turísticas - 22.09.08

"Viana do Alentejo recebe hoje e amanhã a Romaria de Nossa Senhora D’Aires..."

A romaria a 23 e 24?, pelo menos isso não deve estar certo.
Agora aquilo do Senado e do Marquês de Pombal, foi assim?
Alguma alma caridosa que me esclareça,sff.
Obrigado.

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.