7.14.2008

Ardeu a Padaria



"Primeiro que tudo estavam as costeletas no talho. Lindas, do lombo do borrego. Finas e de boa coloração. Depois veio o trabalho (aquilo que faço para ganhar dinheiro), anunciando-se excessivo e as costeletas pouco condescendentes (pensei).
Resolvi temperá-las.

Depois tratei de aparar as pontas para fazer disso o meu almoço solitário de sábado. Temperei as 4 costeletas com 3 dentes de alho picados, 2 colheres de sopa de azeite, as folhas de 3 hastes de alecrim, raspa de meio limão e uma pitada de sal. Guardei-as no frigorifico devidamente tapadas para que o alho não empestasse o resto.
As pontas tratei-as de forma semelhante, mas além do alho usei uma colher de café com cominhos, uma colher de chá com colorau doce, piripiri, uma colher de chá com curcuma, orégãos, azeite e sal. Deixei-as a marinar durante duas horas que desperdicei à frente do computador.

Chegada a hora da fome, comecei pelo acompanhamento. Como as aparas eram para fazer espetadas resolvi-me pelo cuscuz, ficando assim tudo mais harmonioso.
Deitei um copo de cuscuz numa tigela, juntei-lhe um copo e meio de água morna, 1 colher de chá com sal e uma colher de sopa com azeite. Deixei o cuscuz absorver a água e inchar. Revolvi-o com um garfo e temperei com uma mistura de colorau doce e cominhos, deitados com cuidado até me saber bem. Reservei.

Preparei duas espetadas com a carne e uns pedacitos de pimento verde. Grelhei-as bem grelhadas, em lume forte, para ficarem tostadas por fora e húmidas por dentro. Antes de servir espremi um pouco de sumo de limão. Ficou perfeito.

As costeletas acabaram também por perder o osso e foram transformadas em espetadas, para o jantar. Apesar do tempero mais discreto (ou por isso mesmo), foram bastante apreciadas por quem as comeu. Também havia entrecosto de porco no forno, temperado com massa de pimentão, alho picado e vinho branco, mas isso é como jogar em casa. Corre sempre bem e todos gostam. Não dá luta.
Por mim prefiro as espetadas com cuscuz."

Espetadas de borrego @: ardeu-padaria.blogspot.com


4 comentários:

Anónimo disse...

Para quem quiser dar uma “vista de olhos”, o Primeiro Relatório do Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa, está disponível em: http://observatorio-lisboa.reapn.org/download.php?file=87

José Luís Potes Pacheco

Anónimo disse...

o link não funciona

Anónimo disse...

Daqui funciona, estou a usar o mozilla.

Anónimo disse...

Com o internet explorer experimente este link:

http://observatorio-lisboa.reapn.org/
noticias_visualizar.php?ID=31

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.