5.21.2008

Em Alcaçovas





Um bom piso?

"Será este um bom piso, aquele que foi colocado nas principais artérias do centro histórico da vila das Alcáçovas?

Será que este contraste entre o clássico pavimento, de calçada
e o moderno piso de alcatrão,
permitem dizer-nos que a mudança valeu a pena
e que, o património histórico-arquitectónico, bem como o impacto visual estão salvaguardados?"

Frederico Nunes de Carvalho @ alcacovas.blogs.sapo.pt




...









Passeio pelo património, dia 22



"A todos os alcaçovenses e eventuais visitantes:

Na próxima Quinta-Feira, dia 22, vamos passear pelo centro da nossa Vila para ver e visitar alguns dos seus monumentos. culminando
o passeio com a visita interior do Paço e da capela das conchinhas.

Em cada local visitado um dos nossos historiadores fará uma pequena "apresentação": origem data da construção, etc.
No Paço a conversa será um pouco mais longa porque o Paço é o nosso monumento mais importante.

Esperamos acabar por volta das 13.00 H.
Concentração no Jardim, junto ao coreto (onde será contada a sua história), pelas 09.00 H.

Não faltem, venham mostrar que gostam desta terra e se orgulham
da sua história."

AC @ alcacovas.blogs.sapo.pt

6 comentários:

Anónimo disse...

Se houver dinheiro e tivermos a sorte de estar numa rota turística, daqui a alguns anos os nossos filhos vão picar o alcatrão para recolocar a calçada antiga.

Ou então, torna-se típico e passamos a fazer parte das vilas alentejanas assassinadas pelo "poder autárquico", do fim do séc. XX.

Quando os canhestros ganham, fazem a história.

Anónimo disse...

PORRA QUE O GORDO DESDE QUE OUVIU FALAR EM QUE NAO HAVIA OBRAS, DESATOU A METER ALCATRAO EM TUDO O QUE ERA BURACO, ATE NA NOVA RUA DELE... E VIVA O PRESIDENTE DO ALCATRAO....

Anónimo disse...

É o que temos!

Anónimo disse...

Para não “chorar” só posso comentar tão mau gosto, revestido de atentando ao nosso património colectivo, ironizando um pouco com tão triste situação:
Autarcas de Évora seguem com muito interesse o novo enquadramento urbanístico e funcionalidade proporcionado pelos novos betuminosos utilizados pela Câmara de Viana um pouco por todo o concelho.
Seguindo o exemplo de Viana, Évora está a pensar cobrir de “alcatrão” todas as horrendas calçadas da cidade, começando essa intervenção no centro histórico, borrifando-se finalmente para a classificação de cidade património mundial que a velha CDU inutilmente conseguiu para esse concelho.
Reflectindo bem, o alcatrão tem grandes vantagens relativamente às calçadas. Devido à sua bela cor negra tem capacidade para absorver Todo o Sol do Alentejo, símbolo do nosso concelho. No verão, caminhando durante o dia sobre a “fresquidão” que esses pavimentos proporcionam aos nossos pés, a menos que ponhamos umas pedras de gelo nos sapatos – os cães só poderão sair à rua com chinelos o que é uma vantagem, pois assim passam a fazer as suas necessidades em casa.
Durante a noite, ao abrirmos as janelas e portas para arejarmos as nossas casas, é um regalo sentir aquele bafo de calor, pelo que iremos dormir sem necessidade de cobrir o nosso corpo durante o nocturno sono reparador.
Reparando melhor, os homens que mandam no concelho sabem bem o que andam a fazer! Então não sabem que o Sr. Presidente Estêvão Pereira acompanhou a visita de Estado à Venezuela e que também assinou um contracto de troca do pitrol por alimentos? O contracto resume-se ao seguinte: do pitrol Venezuelano, refinado em Sines, nós consumimos betuminoso e em troca pagamos em comida, composta pela requintada doçaria de Alcáçovas, os singulares queijos e enchidos e outros bons sabores que nós felizmente sabemos fazer. Os empresários não vão ter mãos a medir.

Viva o poder autárquico democrático, ao serviço de parte da população.
Trabalho, honestidade e competência.

Carlota Fialho

Anónimo disse...

Carlota, assim é que é... Chega-lhes!

Anónimo disse...

esta pressa de alcatroar as ruas desta forma deve ser uma nova estrategia para mostrar serviço num concelho onde nestes tres anos pouco aonteceu. será ao mesmo tempo o momento para lembrar ao vereador de Alcáçovas que passe pelas azinhagas e veja o seu estado, aí não é preciso alcatrão, apenas será preciso estar atento aos problemas.

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.